Quinta-Feira 04/09/2025 19:36

Embrapa apresenta bananas e mandiocas resistentes

Brasil - Agricultura - Semiárido Show 2013

Imagem: hotsites.cnps.embrapa.br

Diversas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa,vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, relacionadas avariedades de bananas e mandioca vão estar disponíveis no estande da instituição noSemiárido Show 2013, que vai até sexta-feira, 1º de novembro, em Petrolina (PE). Todas as tecnologias foram selecionadas de acordo com o tema geral do evento este ano “Terra,água e tecnologias para a produção de alimentos”. 

Variedades de bananas 

Serão apresentadas duas variedades de banana resistentes a doenças importantes da cultura: a ‘BRS Platina’ e a ‘BRS Princesa’.A ‘BRS Platina’ é a primeira variedade do grupo Prata protegida no Brasil, lançada em outubro de 2012 pela Embrapa Mandioca e Fruticultura. 

A resistência ao mal-do-Panamá e à Sigatoka-amarela e a moderada resistência à Sigatoka-negra quando comparada com a cultivar Prata Anã são os seus principais diferenciais. A nova cultivar dispensa a aplicação de fungicidas para o combate a essas doenças. 

Como resultado, o agricultor terá a redução do custo de produção e de agressão ao meio ambiente e a ausência de resíduos de veneno nos frutos. 

Já foi lançada em áreas produtoras da Bahia e do Rio Grande do Sul, e uma rede nacional de avaliação do desempenho agronômico dessa cultivar encontra-se em curso, para a recomendação futura em outras localidades onde a bananicultura se faz presente na produção comercial e se constitui em fonte de renda para o agricultor familiar. 

O mal-do-Panamá também quase deixou os brasileiros sem sua variedade de bananeira preferida, a banana ‘Maçã’. 

Essa realidade evidencia a importância do programa de melhoramento genético da bananeira desenvolvido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura. Um dos produtos desse trabalho é a ‘BRS Princesa’, variedade tolerante a essa doença, lançada em 2008 para a região dos Tabuleiros Costeiros. 

A maioria de suas características, tanto de desenvolvimento quanto de produtividade, é semelhante e ou superior à variedade ‘Maçã’, em escassez no mercado devido à suscetibilidade a essa doença. Além de produzir frutos menores (preferência no mercado) e ser tolerante ao mal-do-Panamá, a ‘BRS Princesa’ apresenta ainda resistência à Sigatoka-amarela, outra doença importante da cultura. 

Mandiocas biofortificadas 

O projeto “Melhoramento de mandioca para biofortificação e para a indústria de farinha e fécula” busca encontrar variedades naturalmente mais ricas em pró-vitamina A, ferro e zinco. 

A elevação do teor de betacaroteno (precursor da vitamina A) é um dos resultados mais significativos do projeto. Raízes de mandioca naturalmente mais ricas poderiam colaborar para reduzir a chamada fome oculta, ou seja, a alimentação pobre em nutrientes, nas regiões que o aipim (macaxeira) é plantado. 

As primeiras variedades com betacaroteno nas raízes, ‘BRS Gema de Ovo’ e ‘BRS Dourada’, identificadas por este projeto em 2006, apresentavam no máximo quatro microgramas/grama de betacaroteno. Com os trabalhos de melhoramento, os teores foram elevados para nove microgramas/grama, em variedades de mesa, com boa qualidade para o consumo fresco. 

Outra mandioca de mesa demonstrada será a ‘BRS Jari’, cujas raízes têm alto teor de betacaroteno e coloração amarela intensa. 

Variedades para produção de farinha e fécula 

Um dos objetivos do programa de melhoramento genético da mandioca tem sido desenvolver e selecionar novas variedades para as indústrias de farinha e fécula, adaptadas aos sistemas de produção em usonos Tabuleiros Costeiros, Litoral e Semiárido nordestino, contribuindo para aumento de produtividade e melhoria de qualidade do produto final. 

Dentro desse contexto, foram gerados novos clones de mandioca, os quais foram avaliados em vários ecossistemas do Nordeste. 

As variedades ‘BRS Tapioqueira’, ‘BRS Caipira’ e ‘BRS Verdinha’ demonstraram boa produtividade de raízes e elevado rendimento em amido em todos os locais de avaliação, com alta probabilidade de adoção pelos agricultores. 

Beijus coloridos – É uma nova forma de consumo de beiju ou tapioca, iguaria produzida com goma ou polvilho de mandioca, muito apreciada principalmente no Nordeste. 

A tapiocacolorida é obtida quando a água é substituída pela polpa de frutas, hortaliças ou verduras. 

Chips de mandioca 

A mandioca desempenha importante papel no âmbito da agricultura familiar, principalmente no Nordeste. Contudo, um dos maiores obstáculos para sua maior utilização é a alta perecibilidade, pois, quando armazenada em condições ambientais, possui vida útil muito restrita. 

Dessa forma, o desenvolvimento de novas tecnologias de processamento dessas raízes pode proporcionar a oferta de produtos de maior valor agregado, pouco perecíveis e de grande aceitação pelo mercado consumidor, a exemplo dos chips de mandioca.

Si/knowtec/LL

microgramas/grama, brs, ovo, Sigatoka-negra, raízes, oferta de produtos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens