Quinta-Feira 04/09/2025 18:02

Criadores de gado de corte melhoram resultados ao utilizar pecuária de precisão

Brasil - Pecuária - Eficiência dos Rebanhos

Imagem: Divulgação 

Na teoria, a pecuária de precisão é apontada como um caminho a ser percorrido pelos produtores em busca de maior eficiência dos rebanhos. Na prática, a ferramenta mostra resultados expressivos em propriedades gaúchas onde a soja avança a passos largos. Mesmo que o conceito da técnica esteja começando a ser difundido. 


— Quando se fala em pecuária de precisão, muitas pessoas pensam que é algo sofisticado, um sistema baseado exclusivamente em máquinas. Mas não é uma tecnologia sozinha, é uma postura — afirma o engenheiro agrônomo Naylor Perez, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul. 

Foi o que ocorreu na Agropecuária Sereno, com propriedades em Santa Maria e em São Sepé, na Região Central. Uma mudança de estratégia iniciada em 1994, com a tecnologia sendo incorporada em sistema próprio, fez com que o índice de prenhez chegasse aos atuais 90%. 

Para aumentar a eficiência reprodutiva, a propriedade apostou na integração com a soja — que avançou dos iniciais cem hectares para os atuais 1,2 mil hectares — , antecipando o período de monta para outubro. Assim, explica Marcelo Xavier, sócio-proprietário da marca, se garante maior oferta de alimento no momento de maior necessidade: 

— Ajustei o ciclo para a vaca parir quando há maior oferta de forrageiras. 

Nem por isso o zootecnista descuida da nutrição no verão. Para o período, coloca os animais em área de campo nativo diferido (sem pastejo por determinado período). Também já adquiriu estoque de feno embalado pré-secado. Com calendário fixo e metas a serem atingidas, faz a sua pecuária de precisão. Por enquanto, não pensa em reduzir a idade do primeiro serviço para os 14 meses de idade. 

A iniciativa foi opção no Rancho Santa Zelina, em Júlio de Castilhos, onde a nutrição também fez toda diferença para chegar a 88% de prenhez. 

Esses resultados, apresentados no dia de campo do fórum De Onde Virão os Terneiros (quando também foi visitada a Fazenda São Bento do Verde) reforçam a tese do professor Fernando Piva Lobato, do departamento de zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de que as lavouras podem ser aliadas da pecuária. 

"Rastreabilidade não é só colocar o brinco e pronto" 

A exemplo do que ocorre no Brasil, no Uruguai, tradicional produtor de carne bovina, as lavouras avançam sobre áreas em que se cria gado de corte. Para tornar a atividade mais eficiente e atender às demandas do mercado, produtores precisam se adaptar. Durante passagem pelo Estado, onde participou da 54ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, em Santa Maria, o diretor do Programa Nacional de Investigação para a Produção de Carne e de Lã do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária falou sobre pecuária de precisão. Confira trechos da entrevista a Zero Hora. 

Zero Hora — O que caracteriza a pecuária de precisão? 

Fabio Montossi — É o uso, ou melhor, a gestão melhorada de todos recursos da propriedade. O solo, os animais, os vegetais, os suplementos. Mas, sobretudo, significa a forma de utilização das informações e a sua gestão por meio da tecnologia de informação. Para ter propriedades sustentáveis do ponto de vista produtivo, ambiental e econômico. 

ZH — Tecnologia é essencial? 

Montossi — Está diretamente ligada É a inovação constante. Porque o conhecimento se multiplica rapidamente todos os dias. Portanto, a adaptação às mudanças e à inovação no uso da informação é parte dessa realidade dentro do estabelecimento que permite conviver com variáveis. A agricultura e a pecuária de precisão utilizam variáveis, porque podem ser medidas, para tomar mais e melhores decisões. 

ZH— Como essa ferramenta pode ajudar a manter a atividade, diante do avanço da soja? 

Montossi — De muitas formas. Se discute como usar a genética em gado de corte. Hoje, temos avaliações que nos permitem usar bem a Diferença Esperada de Progênie (estimativa da transferência do conteúdo genético do touro) para que se possa ter a melhor genética para o sistema de produção e para o mercado. No entanto, não se vê isso sendo utilizado. Esse é um conceito claro de pecuária de precisão. Outro é a suplementação de animais. Quando é feita, precisamos de sistemas cada vez mais automatizados, que requerem menos mão de obra e permitam executar a atividade de forma rápida, sem maiores esforços. Outro exemplo é o uso de pacotes de gestão, onde se tomam as melhores decisões econômicas porque se têm informação. Mas informação é algo diferente de dado. Passa a ser informação quando alguém processa os dados para tomar uma decisão. Tudo isso está faltando. 

ZH — Existe espaço no mercado para a pecuária crescer? 

Montossi — Sim. Está comprovado que nos próximos 20, 30 anos, o mundo precisará de mais carne. Essa demanda virá fundamentalmente de países em desenvolvimento, particularmente a Ásia, e a maior parte dessa produção virá da América do Norte e da América do Sul. 

ZH — Qual o papel da rastreabilidade? O Uruguai optou por utilizar a ferramenta em 100% do rebanho. 

Montossi — Esse é o pacote ideal para colocar todos conceitos em um só lugar. Parece que ter rastreabilidade é só colocar os brincos e pronto. Mas não é assim. Trata-se de administrar, ter controle sobre a informação. No Uruguai, começou como uma forma de impedir a evasão de impostos. Mas se transformou em ferramenta de promoção no mercado internacional. Porque a rastreabilidade dá confiança. Se tenho toda a informação, é possível saber de onde veio a carne. Os dados me dão condições de saber onde estão os animais que ganharam mais peso, os que têm mais eficiência reprodutiva. E os que estão me dando muito trabalho e pouco retorno econômico.

Si/knowtec/LL

zootecnia da universidade, produção de carne, promoção no mercado, internacional

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens