Quinta-Feira 04/09/2025 18:04

Lentidão no registro de agroquímicos faz produtores brasileiros perderem mercado

Brasil - Agricultura - Uso Irregular de Insumos

Imagem: Divulgação 

A falta de agroquímicos registrados para atender às necessidades de setores como os de frutas e hortaliças tem prejudicado os produtores rurais brasileiros, que muitas vezes perdem oportunidades de conquistar mais mercados por conta da defasagem destes produtos, tanto no ambiente interno quanto no externo. 

Segundo a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, este problema é causado pela lentidão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em analisar e liberar o registro de mais agroquímicos. “O uso dos agroquímicos é imprescindível em um país tropical e de dimensões continentais como o Brasil”, justifica a senadora. 

Na falta de produtos autorizados, agricultores acabam utilizando agroquímicos não registrados para determinadas culturas. É a saída para evitar que sua produção seja afetada por pragas e doenças, diante da falta de uma solução da Anvisa para sanar o déficit destes produtos no mercado. Assim, são acusados de usar os insumos de maneira irregular. 

De acordo com o último programa de análise de resíduos de agroquímicos em alimentos, divulgado pela Anvisa esta semana, no ano passado, 25% do total de amostras realizadas detectaram o uso de produtos não registrados para culturas como abacaxi, morango, laranja, pepino e cenoura, classificadas como minor crops (culturas menores). 

Em 2011, este percentual foi de 32%. O programa é divulgado desde 2001. Para a senadora, este resultado é reflexo da lentidão da Anvisa em tomar providências para adequar os produtores à legislação. Ela avalia que, além de maior agilidade, outra medida necessária é a liberação do uso de agroquímicos registrados em uma cultura para utilização em outra, para a qual o produto não tem registro. 

“A indústria que fizer um pedido de inclusão da cultura do abacaxi em registro de produto já registrado para uso no arroz, por exemplo, só terá seu pedido avaliado seis anos depois, no melhor cenário”, ressalta a presidente da CNA. “Há muito tempo este problema de demora excessiva poderia ter sido resolvido”, completa. 

Para resolver este gargalo, a senadora defende que, ao detectar as irregularidades, a Anvisa registre de forma mais ágil os agroquímicos que estão na fila de espera para análise. A ideia é que sejam priorizadas as culturas com maior incidência de irregularidade, definindo as condições de uso do produto. “A legislação brasileira não impede este procedimento”, explica. 

A presidente da CNA afirma que o volume de recursos para promover a realização destes registros é de R$ 6 milhões. “É um valor irrisório, diante da relevância da produção de alimentos no Brasil”, justifica. Outro agravante é que o país importa produtos que foram protegidos por agroquímicos que os produtores brasileiros não podem utilizar, gerando “situação contraditória”. 

Kátia Abreu reitera, ainda, o compromisso do produtor rural brasileiro em utilizar os agroquímicos de maneira correta, o que pode ser observado no mesmo programa da Anvisa em relação ao Limite Máximo de Resíduo (LMR) permitido por lei. 

Conforme o programa, apenas 1,5% das amostras realizadas detectou LMR acima do permitido em 2012. No ano anterior, o índice era de 2,3%. “O agricultor brasileiro tem boa formação, pois o nível de irregularidade é muito baixo, embora devamos insistir para acabar totalmente com o uso irregular. Mas quando ele tem à sua disposição produtos com limites estabelecidos em lei, ele sempre cumpre a regra. E isto a Anvisa não informa ao cidadão brasileiro”, conclui a senadora.

Si/knowtec/LL

cna, all, demanda prevista, fluxo de cargas, cni, agravará os problemas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens