Sexta-Feira 05/09/2025 00:43

Fórum põe em debate papel do desenvolvimento sustentável

Brasil - Conferências - Sessões Plenárias

Foto: Nilton Rolin

Crescer economicamente sem inclusão social é incompatível com um projeto de desenvolvimento sustentável. Foi o que apontou o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, durante a Sessão Plenária da manhã desta quarta-feira (30), no II Fórum de Desenvolvimento Econômico Local. As apresentações tiveram como tema Estratégias e Políticas em Desenvolvimento Local.

O evento, realizado pelo Sebrae, Itaipu Binacional e instituições parceiras, segue até sexta-feira (1º), no hotel Mabu, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

Antes da participação de Carlos Alberto dos Santos, Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, destacou o trabalho da instituição de apoio aos pequenos negócios. “Os resultados extraordinários do Brasil na eliminação da miséria e geração de renda trazem a marca do Sebrae”, elogiou.

Carlos Alberto assinalou a importância do desenvolvimento local para fortalecer o cenário econômico. Ele observou que grandes investimentos em uma localidade não significam necessariamente que a população esteja sendo beneficiada. “Infelizmente, ainda existem empresas de classe mundial com pobreza e degradação ambiental em seu entorno”, disse.

O diretor-técnico mencionou as transformações pelas quais o Brasil passa e citou a usina de Itaipu como caso de sucesso na integração com as comunidades próximas. Segundo ele, uma das ações do Sebrae é dialogar com grandes companhias públicas e privadas para promover o encadeamento produtivo, que gera benefícios aos pequenos negócios e à sociedade. Carlos Alberto salientou a necessidade de identificar a origem dos recursos nos territórios e mantê-los nessas áreas.

“Os programas de merenda escolar, bares e restaurantes podem consumir produtos da agricultura local”, exemplificou. O diretor citou a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa para estimular o crescimento de áreas com menor desenvolvimento.

O Sebrae atua em 105 dos 120 Territórios da Cidadania estabelecidos pelo governo federal. Nessas regiões com grande concentração de pobreza, o Sebrae tem como papel melhorar o ambiente para o empreendedorismo e capacitar o empresariado local para que haja aumento dos níveis de emprego e renda e, consequentemente, dos indicadores sociais.

De acordo com o diretor-técnico, essas áreas reúnem 1.625 municípios, onde há cerca de 866 mil empresas (15% do total de empreendimentos do país) e aproximadamente 165 mil microempreendedores individuais (MEI). “Significa um grande desafio estar presente nessas regiões, dialogando com as comunidades e criando bases para um desenvolvimento de maneira estrutural”, concluiu Carlos Alberto.

Marcelo Araújo/Agência Sebrae/JE

crescimento econômico, inclusão social, projeto de desenvolvimento sustentável

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens