Ao vencer na Índia, Vettel se torna o mais jovem tetracampeão da história
Mundo - Esporte - Fórmula 1/2013
Foto: Roberto-SchmidtAFP
Piloto alemão assumiu a primeira posição antes da metade da corrida e conquistou o título com tranquilidade na Índia; Massa é quarto e quase vai ao pódio
O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, é o mais novo tetracampeão da Fórmula 1. Após uma corrida tranquila, o piloto alemão assumiu a liderança antes da metade do GP da Índia, venceu a prova e garantiu mais um caneco sem dificuldades e ameaças. Nico Rosberg, da Mercedes, e Romain Grosjean, da Lotus, fecharam o pódio em Nova Déli.
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, fez uma surpreendente corrida e ficou com o quarto lugar. Sérgio Pérez, da McLaren, e Lewis Hamilton, da Mercedes, fecharam a lista dos seis primeiros colocados.
Na luta pelo título, Fernando Alonso, da Ferrari, teve problemas na largada após toque em Mark Webber, passou a corrida inteira fora da zona de pontuação e terminou em 11º lugar, seu pior resultado no ano. Mark Webber, da Red Bull, com problemas no carro abandonou a corrida na 40ª volta.
Aos 26 anos, Vettel torna-se o tetracampeão mais jovem da Fórmula 1. O alemão já havia sido campeão também entre as temporadas de 2010 e 2012.
A CORRIDA
A corrida começou a todo vapor. Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Nico Rosberg largaram bem e assumiram as três primeiras posições. Com problemas, Mark Webber ficou para trás durante a largada e foi tocado por Fernando Alonso, que teve de ir aos boxes para trocar o bico de sua Ferrari. O brasileiro Felipe Massa conseguiu uma linda dupla ultrapassagem sobre os carros da Mercedes e assumiu a segunda posição.
Com ritmo surpreendente, Massa pulou para a primeira posição após Vettel parar nos boxes. Até as 10 primeiras voltas praticamente todos os pilotos realizaram paradas nos boxes e a troca de posições foi constante. Vettel e Alonso, que pararam no começo, foram gradativamente ganhando posições importantes.
Logo, Vettel se consolidou na terceira posição e aos poucos foi tirando a vantagem que tinha sobre Sérgio Pérez, em segundo. O alemão imprimiu forte ritmo e fez várias voltas rápidas durante este período. Alonso também ganhou posições, mas em ritmo menor.
Na 21ª volta, Vettel passou Pérez e assumiu o segundo lugar, o que fez com que a Red Bull tivesse seus dois carros nas primeiras posições. Na 29ª volta assimiu a liderança com a parada de Webber. Entretanto, Vettel retornou aos boxes para sua segunda parada.
Sem muitas mudanças na frente, a corrida ficou interessante para os pilotos do pelotão do meio. Massa e Rosberg travaram grande batalha na disputa pela sexta posição. Webber logo retornou para realizar troca de pneus e Vettel voltou à liderança. Por orientação de sua equipe, o alemão deu uma segurada em seu ritmo para preservar seus novos pneus para as últimas voltas.
As duas primeiras posições pareciam consolidadas até a 40ª volta. Webber teve que abandonar a prova com problemas no alternador, mas não culpou sua equipe pelo incidente. Única ameaça ao tetracampeonato de Vettel, Alonso sofreu na briga para pontuar e realizou três paradas, uma corrida para esquecer.
Com Webber fora da corrida Kimi Raikkonen, da Lotus, assumiu a segunda posição da corrida, mas a briga pela segunda e terceira posições aconteceu até o fim. Rosberg, aos poucos, se consolidou na segunda posição. Grosjean, que largou em 17º, conseguiu um surpreendente pódio na Índia. Para Vettel, restou apenas administrar o resultado conquistado e vencer mais uma corrida com a volta mais rápida do GP e o quarto título mundial da carreira.
CLASSIFICAÇÃO DA PROVA
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 60 voltas em 1h31m12s187
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 29s823
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 39s892
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 41s692
5) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 43s829
6) Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) + 52s4
7) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 1m07s900
8) Paul Di Resta (GBR/Force India) + 1m12s800
9) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1m14s700
10) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) + 1m16s200
11) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 1m18s200
12) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1m18s900
13) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) + 1 volta
14) Jenson Button (GBR/McLaren) + 1 volta
15) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1 volta
16) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1 volta
17) Max Chilton (GBR/Marussia) + 2 voltas
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 2 voltas
19) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 6 voltas
Não completaram a prova:
Mark Webber (AUS/Red Bull) 40 voltas
Charles Pic (FRA/Caterham) 36 voltas
Giedo van der Garde (HOL/Caterham) 2 voltas
Volta mais rápida: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 1m27s679
Lancenet
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito