Quarta-Feira 03/09/2025 06:57

Acostumado a 'péssima qualidade', brasileiro consome pouco café nobre

Brasil - Comportamento - Dados de Consumo

Foto: Leticia Moreira

O Brasil é o maior produtor e exportador de café, e o segundo maior consumidor do produto no mundo. Porém, das 47 milhões de sacas previstas para a safra de café neste ano, somente 5 milhões são considerados especiais ou gourmet, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). 

Para receber essa classificação nobre, os grãos são colhidos e selecionados de acordo com cor, tamanho e sabor. Também é levado em conta o local de produção, e até mesmo preocupações de ordem ambiental e social, como as condições de trabalho.

"Os brasileiros estão acostumados a consumir café de péssima qualidade", afirma o agrônomo e consultor José Mario Jorge, 55, que presta consulta técnica a produtores de café há 30 anos no interior paulista.

Para ele, a produção brasileira, tradicionalmente, se pauta pela quantidade, comercializada como commodities, e não pela qualidade.

Mercado de cafés especiais esbarra no baixo consumo

Das estimadas 20 milhões de sacas de café consumidas no mercado interno, apenas 1,5 milhão é de cafés especiais, calcula Fernando Augusto Vicentini, 43, sócio da Três Irmãos Armazéns Gerais, empresa de Altinópolis (SP).

"Estamos muito abaixo do padrão europeu, no qual os cafés especiais representam 60% da bebida consumida", afirma.

Essa limitação do consumo dos grãos especiais no Brasil está relacionada ao baixo poder aquisitivo da maioria da população e à falta de oportunidade para as pessoas provarem café de qualidade. "Quem aprecia está geralmente nas classes de maior poder aquisitivo."

Acesso a informação pode alavancar vendas
Para Durval Fukuda, 28, produtor de café de Patos de Minas (415 km de Belo Horizonte), a demanda pelo café de qualidade ainda é baixa, mas tem crescido graças ao aumento do poder aquisitivo da população.

Para ele, falta informação para alavancar ainda mais o consumo de cafés nobres.

"É preciso explicar por que o café na xícara vale R$ 7. Quem paga por isso precisa saber como esse café foi produzido", afirma.

Produzir café especial requer investimentos

A fazenda Baú, da qual Fukuda é diretor executivo, produz, em média, 35 mil sacas do grão por ano. Quase toda a produção (97%) é exportada para o Japão. O restante é comercializado principalmente em São Paulo.

A produção de grãos nobres traz uma rentabilidade entre 100% e 150% maior para o produtor. Porém, exige cuidados especiais. "Requer uma dedicação intensa e muitos investimentos", diz Fukuda.

José Bonato/UOL/JE

produtor e exportador de café, consumidor de café, sacas previstas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens