Conselheiro Waldir Neves participa do Fórum Regional de Desenvolvimento promovido pelo Sebrae em Bonito
Estado - Conferências - Solenidade de Abertura
Foto: Agência Sebrae
O conselheiro Waldir Neves, representando o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), participou na última quinta-feira (24/10), da solenidade de abertura do Fórum Regional de Desenvolvimento, promovido pelo Sebrae/MS no Centro de Convenções de Bonito. No período da tarde, às 14 horas, o assessor do conselheiro, Eduardo dos Santos Dionízio, apresentou aos participantes a palestra intitulada “Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local”.
de representantes do Sistema “S” (Sebrae, Sistema Fiems, Sistema Fecomércio, Sistema Famasul, Sest Senat e Sistema OCB/MS), participaram na ocasião lideranças e empresários dos municípios da região Sudoeste. Segundo Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae no MS, o foco é mostrar que existe a conexão entre os setores da economia e a iniciativa pública.
Na solenidade de abertura o conselheiro Waldir Neves fez uso da palavra e pediu que as Câmaras Municipais e prefeitos agilizem a aprovação da Lei Municipal e sua implementação como forma de girar a economia local. Segundo ele “com a Lei Geral regulamentada os prefeitos podem priorizar as pequenas e microempresas locais nas compras de produtos da merenda escolar, confecção de uniformes, transporte escolar entre outros serviços no próprio município e com isso vão fortalecer a economia local”.
O conselheiro Waldir Neves alertou os municípios sobre a obrigatoriedade de regulamentar a Lei Complementar Federal 123/2006 (Lei Geral da MPEs), “devendo editar as leis e demais atos necessários para assegurar o pronto e imediato tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido às microempresas e às empresas de pequeno porte”.
Em sua palestra Dionízio lembrou que “nas contratações públicas da União, dos Estados e dos Municípios, poderá ser concedido tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte objetivando a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica, desde que previsto e regulamentado na legislação do respectivo ente”.
O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro no Centro de Convenções da cidade, durante a Semana de Inovação e Tecnologia. Entre os temas foram debatidos o empreendedorismo, políticas públicas para o desenvolvimento local, capacitação profissional, cooperativismo, produtividade e lucratividade no campo, sustentabilidade; além de inovação e tecnologia.
Lei Geral
O TCE/MS já é parceiro do Sebrae/MS por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado em março deste ano com vistas ao acompanhamento da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Os Tribunais de Contas como órgão de controle externo tem um papel determinante nesse processo, especialmente na orientação aos gestores municipais com relação às compras governamentais”, destacou o presidente do TCE/MS, conselheiro Cícero de Souza.
O objetivo do convênio é a mobilização de um esforço conjunto em torno da construção de um ambiente favorável aos pequenos negócios. Ao propor a aplicação de ações alternativas capazes de conferir maior efetividade ao trabalho de cada instituição, o Termo prevê um tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas.
Flávio Teixeira/TCE-MS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão