Funasa no MS promove reunião técnica com gestores municipais
Estado - Ações Coletivas - Reuniões e Eventos
Foto: Assomasul
Com o objetivo de fomentar e fortalecer ações de educação em saúde ambiental, a superintendência da Fundação Nacional de Saúde no Mato Grosso do Sul recebeu representantes dos municípios para uma reunião técnica com gestores municipais.
O Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) organizou o evento que contou com palestra do técnico Bento Machado.
Os trabalhos foram realizados na sede da Funasa em MS nos dias 17 e 18.10, com a participação de 25 prefeituras.
Foi apresentada na reunião a Portaria nº 560, de 04 de julho de 2012, que orienta sobre o Programa de Fomento à Saúde Ambiental, que seleciona projetos para ações propostas por entidades governamentais.
O encontro também falou da formação do Núcleo de Educação em Saúde Ambiental, ressaltando que a ação é uma das condições que os municípios devem atender para serem selecionados a receber recursos da Fundação.
O superintendente da Funasa em MS, Pedro Teruel, relembrou que a liberação de verbas para saneamento que estão acondicionadas à existência do PMSB, que inclui atividades como a formação dos núcleos e palestras para o fomento da educação em saúde ambiental.
“O objetivo dessa portaria é preparar o cidadão para ser agente de defesa da saúde do meio ambiente. A Funasa, por meio do Sesam, está disponível para orientar e trabalhar junto com as prefeituras por essas ações”, destaca Teruel.
O gerente de desenvolvimento e modernização do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Lorivaldo de Paula, que esteve presente, falou aos prefeitos da importância desse tipo de projeto.
“Quando é aberto um edital dessa natureza o que se espera é que os gestores atendam a esse chamado, As ações de educação em saúde ambiental são o caminho mais curto pra reduzir o impacto no meio ambiente”, declara de Paula.
O chefe do Sesam, Antonio Vilharva, ressalta que a Funasa trabalha para que os proponentes estejam preparados em 2014 e apresentem projetos. “Através de ações bem estruturadas acredito que os municípios consigam trabalhar a educação em saúde ambiental com mais qualidade”, afirma Vilharva.
O técnico que proferiu a apresentação, Bento Machado, lembra que “o Sesam pretende atingir cada vez mais municípios, esses convênios são importantíssimos principalmente para os que têm poucos recursos. O
fomento é uma das estratégias para a promoção da saúde ambiental. Se queremos acabar com os lixões e buscamos qualidade de vida, a educação em saúde ambiental é o que pode ajudar”.
A prefeita de Deodápolis, Maria Viana, e a gerente de meio ambiente, Solange Alamini, consideraram a apresentação muito produtiva.
“Essa reunião traz mais conhecimento para levar e desenvolver o núcleo no município. Pretendemos para o próximo ano enviar projeto de educação em saúde ambiental para a Funasa, e já começaremos este ano marcando algumas reuniões para as discuções preliminares”, afirma Alamini.
Segundo o prefeito de Nioaque, Gerson Garcia, a reunião contribuiu muito para o município, que já possui projeto em andamento com a Funasa.
“Temos algumas dificuldades por ser uma cidade pequena, e precisamos melhorar a qualidade de vida da população através desse projeto. Pretendemos implantar a coleta seletiva de Nioaque até dezembro, inclusive com a criação da cooperativa que realizará esse trabalho”, diz Garcia.
Em Mato Grosso do Sul, cinco municípios foram contemplados com os investimentos referentes às solicitações inscritas sob o edital 01/2012 – Desam/Funasa, para o desenvolvimento de ações de educação em saúde ambiental, são eles: Iguatemi, Eldorado, Inocência, Chapadão do Sul e Coronel Sapucaia.
Assomasul/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão