Terça-Feira 07/10/2025 21:33

Dois terços dos brasileiros não sabem onde fica o Pantanal, diz pesquisa

Estado - Pesquisa - Características Naturais

Foto:Divulgação

Nova pesquisa do Ibope feita com a organização WWF divulgada nesta quinta-feira (24) mostra que a percepção do brasileiro em relação ao que é o Pantanal ainda é baixa. Grande parte da população já ouviu falar do bioma (93%), mas muitas dessas pessoas não conhecem suas características naturais ou funcionamento.

Duas a cada três pessoas (66%) não sabem indicar em qual região do país fica a planície alagada. De acordo com a publicação, metade da população está familiarizada com o tipo de paisagem natural encontrada no ecossistema. Quase 40% dos entrevistados não sabem que o Pantanal é uma área em risco de degradação, concluiu a pesquisa.

A grande maioria da população brasileira nunca visitou a área pantaneira, situada entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 2.002 entrevistas com pessoas maiores de 16 anos foram conduzidas pelo Ibope em 26 estados do país em junho.  Outras 504 entrevistas fora feitas com moradores de 25 municípios da região do Alto Paraguai, em Mato Grosso, que estão na área de influência pantaneira.

“Há um desconhecimento sobre o bioma. As pessoas não conhecem e não sabem da realidade do local. Esta é uma situação preocupante, em um grau máximo, porque o desconhecimento enfraquece a preservação”, alertou Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, na apresentação da pesquisa em Cuiabá.

O conhecimento dos entrevistados sobre os rios da região também mostrou-se difuso. Apenas 18% dos participantes do país disseram que os rios que cortam o Pantanal nascem na região do Cerrado.

“Entender a percepção vai nos ajudar a subsidiar as ações de campanhas de preservação. Primeiro é necessário saber o que a população entende sobre o Pantanal”, considerou ainda Kimura, do WWF-Brasil.

Atividade econômica

O levantamento mostrou que, para a população brasileira, a pesca, criação de gado e o turismo são as atividades econômicas mais desenvolvidas no Pantanal.

Ameaça

Neste quesito, tanto entrevistados dos demais estados do país, quanto os de Mato Grosso, consideraram ser o desmatamento a maior ameaça ao bioma. Mas a interpretação caminhou em direção oposta quando os pesquisadores questionaram qual seria a segunda maior ameaça: na percepção nacional é a poluição das águas por meio do lançamento de esgoto (32%), enquanto para o mato-grossense, é o assoreamento das águas.

Preservação

Quase que a totalidade dos entrevistados brasileiros (80%) sabe, por outro lado, que preservar as nascentes dos rios que formam o Pantanal é a principal ação a ser feita nas cidades para preservar. Da mesma forma, outros 46% consideram ser importante criar uma política pública de proteção do Pantanal, como uma lei específica.

Ainda segundo os pesquisadores, a população também concorda que a melhor forma de proteger o bioma é unindo esforços, mas para a maioria, ainda há questões mais importantes no Brasil.

“Quando a população concorda que há outras questões ambientais mais importantes no Brasil, como a Amazônia, por exemplo, elas expressam a familiaridade delas com as causas e indicam que o Pantanal está aquém de outras questões ambientais no país no que se refere à informação e conscientização da população”, concluiu Kimura, durante apresentação dos dados na capital mato-grossense.

Sustentabilidade

Para os mato-grossenses que vivem na região pantaneira, 55% consideraram ter havido melhora na qualidade de vida, mas também acusaram piora na condição dos rios, nascentes e córregos, além da disponibilidade de peixes.

Projeto

O Pantanal é a única bacia brasileira inclusa no programa HSBC pela Água, com investimentos de US$ 100 milhões e executado em parceria com as ongs WWF, WaterAid e EarthwatchInstitute, atuando em três frentes: monitoramento e combate à degradação da água nas cidades, abastecimento de água potável, além da preservação de cinco bacias hidrográficas do mundo.

As ações devem ser desenvolvidas até 2016, segundo o diretor-executivo do Banco no Brasil, Paulo Renato Steiner.

G1-MS/RMC

Características Naturais, Disponibilidade, Monitoramento, Combate à Degradação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens