Domingo 31/08/2025 09:45

Longen vai inaugurar EcoSesi e lançar Selo Ambiental do Senai em Bonito

Ações Públicas - Sustentabilidade Ambiental

Foto:Divulgação

Durante visita ao município de Bonito (MS) nesta quinta-feira (24/10), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, vai inaugurar, às 14 horas, o EcoSesi Observatório Socioambiental e lançar o Selo Ambiental do PSE (Programa Senai de Ecoeficiência) para reforçar o trabalho do Sistema Indústria com o tema sustentabilidade ambiental junto às empresas do Estado. No caso do EcoSesi Bonito, trata-se de uma proposta inovadora e inédita do setor com o espaço funcionando como um centro de informação e documentação da indústria estadual no temas relativos ao meio-ambiente e às boas praticas de gestão ambiental.

Já os selos ambientais do Senai vão classificar a eficiência ambiental das indústrias estaduais de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos no Decreto Estadual nº 13.606, de 25 de abril de 2013, que prorrogam até 2028 os incentivos fiscais para o setor industrial sul-mato-grossense, permitindo a ampliação, em até 5%, do percentual do benefício fiscal já concedido mediante à efetividade do plano técnico de sustentabilidade ambiental das empresas. Nesse sentido, o EcoSesi será um espaço de capacitação para empresas em relação à gestão ambiental e, em parceria com o Senai, desenvolverá o PSE, que dará suporte aos selos ambientais para as indústrias do Estado.

A implantação do EcoSesi Observatório Socioambiental também serviu para modernizar e ampliar a estrutura física da área do Sesi em Bonito, tornando o espaço capaz de receber projetos voltados à ampliação da consciência e gestão socioambientais das empresas sul-mato-grossenses. Na prática, o local, que foi adquirido em abril de 1998 para expandir a atuação do Sesi na região, transformou-se em um instrumento sistemático de pesquisa, organização e difusão de temas socioambientais, articulando pesquisa, ensino e prática social com a formação e capacitação de empresários e gestores de indústrias do Estado.

O local vai capacitar empresários e gestores de indústrias, ampliando a consciência socioambiental das empresas do Estado, além de permitir a criação de entrepostos formais e informais de troca de conhecimento socioambiental e imersão dentro de um ambiente destinado à contemplação e respeito ao meio ambiente. Para isso, o EcoSesi recebeu investimento da ordem de R$ 5,1 milhões, que permitiram a edificação, em uma área de 40 hectares, de 1.584,75 m², incluindo na estrutura física do local recepção, ferramentaria, casa para o zelador, alojamentos para os funcionários, vestiários, 4 chalés, espaço gourmet, bloco com 8 apartamentos, piscina, observatório e laboratório socioambiental e estacionamento para visitantes.

Selos ambientais

O Senai, em parceria com o EcoSesi Bonito, desenvolverá o Programa de Ecoeficiência, que dará suporte aos selos ambientais destinados às indústrias do Estado, sendo desenvolvido em 7 etapas: adesão, habilitação, definição de metas, implementação da metodologia do PSE, processo de auditoria, avaliação ambiental e emissão de selo ambiental. "Essas 7 etapas são relevantes para a compreensão de todo o processo, desde a habilitação da empresa até a emissão do selo. Porém, é prerrogativa do Programa a análise prévia do sistema de gestão ambiental existente na empresa", detalhou Jesner Escandolhero, diretor-regional do Senai.

Ele explica ainda que, por meio da pontuação de desempenho ambiental, o PSE vai conceder 5 selos ambientais (verde, azul, laranja, marrom e branco), sendo que cada um tem sua equivalência entre a pontuação e o percentual do incentivo fiscal concedido. O Selo Verde tem conceito entre 81 a 100 pontos e concede à indústria 5% a mais de incentivo fiscal, enquanto Selo Azul tem conceito entre 61 a 80 pontos e incentivo fiscal de 4%, o Selo Laranja tem conceito entre 41 e 60 pontos e 3% de incentivo fiscal, o Selo Marrom tem conceito entre 21 e 40 pontos e incentivo fiscal de 2% e o Selo Branco tem conceito entre 1 a 20 pontos e incentivo fiscal de 1%,.

Com relação à utilização dos selos ambientais como publicidade pelas indústrias beneficiadas, o PSE estabelece que é permito o uso em materiais institucionais não comercializados, como bonés, canetas, camisetas, outdoors, anúncios em jornais e sites. No entanto, o uso dos selos é vedado em materiais de divulgação de produtos ou serviços comercializados ou ofertados pelos estabelecimentos industriais, tais como embalagens comerciais e notas fiscais. "O uso das logomarcas dos selos ambientais é de exclusividade do Senai e das indústrias reconhecidas pela avaliação de desempenho ambiental. O direito de uso dos selos limita-se à unidade industrial participante do PSE e não se estende ao grupo empresarial como um todo", reforçou o diretor-regional do Senai.

Jesner Escandolhero alerta que a pontuação poderá ser revista a qualquer tempo, na vigência do benefício fiscal ou na vigência do prazo estabelecido para execução do processo de auditoria, adequando-se a um novo resultado, aumentando ou diminuindo o nível do selo no limite entre 1% e 5%. "Caso haja uma infração ou descumprimento, mesmo que parcial, em relação à Legislação Ambiental e ao Licenciamento Ambiental, a indústria perderá o selo ambiental concedido", reforçou.

Fiems/RMC

Sustentabilidade Ambiental, Laboratório Socioambiental, Definição de Metas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens