Quarta-Feira 03/09/2025 14:59

Produtor pede PIS/Cofins zero para erva-mate

Brasil - Incentivo - Tributos da Erva-Mate

Foto: zerohora.clicrbs.com.br

Os representantes da cadeia produtiva da erva-mate saíram otimistas de audiência realizada ontem na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria do Mate do Estado (Sindimate-RS), Alfeu Strapassom, o Ministério da Fazenda sinalizou que o setor pode ter os tributos reduzidos a zero a partir de 2014. “Há boa vontade de encontrar uma solução”, afirmou. 

Hoje, será encaminhada oficialmente uma solicitação ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que a alíquota de PIS/Cofins, hoje em 3,95%, seja zerada. O documento terá a assinatura de representantes do setor e das lideranças das bancadas dos estados produtores. “Quando a produção voltar ao normal, a erva-mate pode ser tributada de novo”, explica Alceu Moreira (PMDB-RS), que presidiu a sessão e é autor da proposta de incentivo tributário.

O documento que será encaminhado à Fazenda terá como signatários os representantes do setor e o coordenador da bancada do Rio Grande do Sul, deputado Alceu Moreira, além de parlamentares do Paraná e Mato Grosso do Sul. Moreira diz ainda que haverá uma reunião no Ministério da Agricultura, também prevista para hoje.

O objetivo é articular uma política pública para a erva-mate. “Temos de ter pesquisa, para produzir em menor tempo e maior volume. O produto leva de sete a oito anos até a primeira colheita. 

O setor está mobilizado, pois, nos últimos meses, a erva-mate teve um aumento de cerca de 100% no valor para o consumidor final e o produto ainda corre risco escassez nas gôndolas dos supermercados.

“Foram cerca de 10 mil hectares de redução de áreas plantadas nos últimos anos. Não é apenas uma questão econômica, mas social e cultural. No período, o plantio deu espaço ao cultivo de grãos, e a erva-mate passou a ser utilizada para outros fins, como chás e cosméticos”, explica Moreira 

Para Strapasson, é importante destacar a união de todo o setor em prol da questão. “No momento, o preço está bom para o produtor e difícil para a indústria, que não repassou todo o aumento ao consumidor. Nós estamos tentando conscientizar os produtores de que tudo é lei de mercado, de oferta e procura. O produtor depende da indústria, a indústria depende do produtor e ambos dependem do consumidor. Chega um ponto que o próprio mercado limita o preço que se pode cobrar”, afirma. Segundo ele, a erva-mate emprega direta e indiretamente 80 mil pessoas em Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e movimenta a economia através de 400 indústrias beneficiadoras.

Jair Stangler/SI Knowtec/JE

representantes, cadeia produtiva, erva-mate, audiência realizada, presidente

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens