Sexta-Feira 10/10/2025 03:58

Especialistas em antiterrorismo discutem ações dos Black Blocs na Capital

Estado - Segurança Pública - Problema do Brasil

Imagem: noticiasdeitauna.com.br

Ações anarquistas de grupos mascarados que tomaram conta das manifestações populares nos últimos meses no Brasil, foi o tema da palestra realizada ontem (17), no auditório da Acadepol (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) pelo perito criminal e instrutor Geremias de Jesus Júnior, da Counter Terrorism Experts Internacional (C.E.T.T.A.).

Uma vídeo conferência direto da Itália com Giovanni Piero Spinelli, consultor da Stam Solutions, empresa internacional especializada em ações antiterroristas, marcou o evento. Spinelli destacou que o Brasil atualmente é o palco do mundo e que a polícia não pode concentrar suas ações apenas no combate ao narcotráfico. “Os protestos vão tomar dimensões cada vez maiores porque os Black Blocs, como são chamados os anarquistas mascarados, querem chamar a atenção da mídia”, explicou Giovanni.

Os palestrantes enfatizaram ainda que não se trata de um grupo social, mas sim de pessoas treinadas com estratégia clara de infiltrar agentes de destruição em manifestações pacíficas, com a única finalidade de destruir e transformar os movimentos em ações de guerrilha. “Não são nem de esquerda, nem de direita, mas sim grupos anárquicos”, destacou Spinelli.

Movimentos constantes e anarquistas ainda não estão presentes em Mato Grosso do Sul, mas de acordo com Jorge Razanauskas Neto, Delegado-geral da Polícia Civil e Wantuir Jacini, Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, que participam do evento esta manhã, o objetivo é se antecipar as ações.

“A ideia é estudar o perfil desses grupos e articular de forma inteligente as ações policiais”, explica Jacini. Razanauskas complementa dizendo que os grupos tem objetivos específicos de destruição e violência e que eventos como o realizado hoje contribuem para o conhecimento e elaboração de estratégias eficientes no combate desse tipo de ação, pela Polícia Civil.

Acredita-se que o número de mascarados organizados não ultrapasse 200 aqui no Brasil, porém segundo Geremias o grupo de desordeiros é engrossado por integrantes de movimentos sociais falidos, punks e marginais de algumas periferias do Rio de Janeiro e de São Paulo. Com o reforço, os mascarados enfrentam a polícia e destroem patrimônios públicos e privados.

“Não se trata de um problema do Brasil, mas sim internacional”, diz Geremias que caracteriza os Black Blocs como um grupo armado no Brasil, com finalidade específica de destruir e enfraquecer a estrutura político-social do país.

Além de Jacini e Razanauskas, diretores da Polícia Civil e delegados de várias unidades da Capital e do interior participaram do evento que é um marco no combate ao surgimento dos mascarados no Estado.

noticias/ms/LL

objetivos específicos, sociais falidos, punks, marginais, black blocs

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens