Quarta-Feira 08/10/2025 19:46

MS investe R$ 27 mi em rastreabilidade eletrônica de rebanho na fronteira

Estado - Pecuária - Projeto Pioneiro

Foto:Boi a Pasto

O governo de Mato Grosso do Sul está investindo R$ 27 milhões na implantação de um sistema de rastreamento eletrônico que vai ser obrigatório para todo o rebanho bovino dos municípios da antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV), na fronteira do Estado com o Paraguai, totalizando entre 800 e 1 milhão de animais.

A informação foi revelada nesta quarta-feira (16), ao Agrodebate, pela diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo. Segundo ela, para fazer a identificação dos animais serão utilizados brincos eletrônicos que serão doados pelo governo aos criadores.

“Esse é um projeto pioneiro no País. Além dos brincos, os produtores vão receber também leitores para esses elementos e máquinas que vão possibilitar a impressão na própria fazenda da GTA [Guia de Transporte Animal – documento necessário para qualquer movimentação do rebanho] e da nota fiscal. Esses equipamentos serão cedidos pela empresa que venceu a licitação para implantar o sistema”, explica.

O sistema de rastreamento eletrônico, conforme Maria Cristina, vai assegurar uma melhoria significativa no controle da sanidade e no monitoramento do rebanho bovino na faixa de fronteira do Estado com o Paraguai. “A expectativa é agregar valor a pecuária da região e conquistar novos mercados para a carne sul-mato-grossense, derrubando barreiras que ainda existiam em alguns países em razão da necessidade de dados mais consistentes sobre a sanidade do rebanho”, comenta.

A diretora-presidente da Iagro adianta ainda que aplicação dos brincos deve começar nesta semana em propriedades rurais de Mundo Novo, a 462 quilômetros de Campo Grande. “Estamos com 28 técnicos no município, esperando apenas a melhoria das condições do tempo para iniciar a brincagem”, revela.

Além de Mundo Novo, o projeto será implementado também nos municípios de Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antonio João, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho. A projeção de Maria Cristina é que o trabalho seja concluído em toda a região até o fim do primeiro semestre de 2014.

“É um procedimento muito detalhado, que precisa ser feito com calma e cuidado”, analisa a diretora-presidente da Iagro, para explicar o prazo previsto para a implantação do sistema. Ela diz que a expectativa em torno dos resultados do projeto é tão positiva que o governo do Estado já estuda disponibilizar o sistema também para os produtores da região do Planalto. “Nessa região, o produtor poderá implementar o sistema em caráter voluntário. Não será obrigatório como na região de fronteira, mas deverá trazer uma série de vantagens aos criadores que o utilizarem”, concluiu.

Sistema Famasul/RMC

Sistema de Rastreamento, Monitoramento do Rebanho, Implantação do Sistema

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens