Prefeitura começa a implantar hortas orgânicas em Dourados
Ações Públicas - Produção de Folhas
Imagem: Divulgação

Proposta é incentivar a produção de alimento de qualidade, fortalecendo o cinturão verde e gerando emprego e renda
A Prefeitura de Dourados deu inicio à implantação do programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável). Serão dez hortas no distrito de Vila Vargas, na estrada chamada 6ª Linha, beneficiando dez produtores familiares. As hortas serão implantadas em regime de mutirão.
A primeira horta começou a ser construída na terça-feira (08), com a presença do consultor em agricultura orgânica do Sebrae/MS, Helio Susumo. O secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Ferreira Rios, explica que o PAIS é um programa desenvolvido pelo Sebrae que a prefeitura trouxe para o município para ajudar a fortalecer o cinturão verde.
Durante o início dos trabalhos, os 10 produtores beneficiados aprenderam como implantar a horta, que tem formato circular, com um galinheiro no centro. Cada horta ocupa uma área de meio hectare (100 x 50 metros). Os canteiros são dispostos em círculos em torno galinheiro.
O galinheiro que fica no centro tem capacidade para 15 aves, que se alimentam das sobras da produção de folhas e legumes. As fezes dos animais (esterco) são utilizadas na adubação dos canteiros. A produção é 100% orgânica, com toda a adubação e combate às pragas sendo feitas com métodos naturais, sem uso de agrotóxicos.
Da parte da prefeitura, o projeto é acompanhado pelo engenheiro agrônomo Luis Carlos Rodrigues Morais e pelo técnico agrícola Carlos Teles. O diretor de Agricultura da Secretaria é Creginaldo Arcângelo. O Banco do Brasil é parceiro do projeto.
Landmark explica que o projeto faz parte da proposta do prefeito Murilo de ampliar a produção de hortaliças no entorno da cidade de Dourados, reduzindo a dependência da importação desses produtos de outros Estados.
No caso do PAIS, a produção de hortaliças e legumes orgânicos gera um valor agregado bem maior ao produtor e resolve um problema de abastecimento dos supermercados da cidade, já que a maioria é trazida de outras regiões.
“A produção de hortaliças é mais uma forma de agregar renda ao pequeno produtor, melhorar a sua qualidade de vida, sem falar que ainda gera emprego e fixa o homem no campo”, afirma Landmark. Por outro lado, o PAIS incentiva o associativismo ao propor a construção das hortas em regime de mutirão.
agorams/LL
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












