Terça-Feira 02/09/2025 20:01

Nova proposta de mistura de etanol nos EUA é alerta para Brasil

Mundo - Combustível - Disponibilidade do Biocombustível

Imagem:exame.abril.com.br

A possibilidade da agência ambiental dos Estados Unidos reduzir a mistura obrigatória de combustíveis renováveis no país em 2014 acende luz amarela para a indústria de etanol do Brasil e reduz a perspectiva de exportação do biocombustível, avaliaram especialistas do setor.

"O documento indica uma luz amarela nas exportações de etanol do Brasil na safra 2014, que começa a se desenhar", disse o analista Intl FCStone, Renato Dias.

Um esboço da proposta da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) propõe corte de quase 6 por cento no volume de etanol a ser misturado à gasolina em 2014, sob a justificativa de uma oferta inadequada do biocombustível.

O uso total de combustíveis renováveis cairia para apenas 15,21 bilhões de galões, muito abaixo da meta de 18,15 bilhões de galões para 2014 estabelecidos na lei de 2007, mostraram os documentos.

Em resposta à divulgação do esboço pela Reuters e por outros veículos de imprensa, a administração da EPA veio a público na última sexta-feira (11) dizer que ainda não existe uma decisão final sobre o assunto.

Qualquer proposta de mudança na mistura ainda será avaliada na Casa Branca, passará pelo Congresso norte-americano e por debate público.

As determinações da EPA incluem volumes específicos para os chamados biocombustíveis avançados, menos poluentes, o que inclui biodiesel, etanol celulósico e de cana --do qual o Brasil é o maior produtor mundial.

Os EUA são grandes produtores de etanol de milho, mas uma quebra de safra no ano passado reduziu a disponibilidade do grão e abriu espaço para o Brasil reforçar os embarques.

Dados compilados pela FCStone indicam que as exportações de etanol somaram pouco mais de 3 bilhões de litros em 2012, dos quais cerca de 2 bilhões de litros foram para os EUA.

Neste ano, as exportações também vieram firmes, com embarques de 2,3 bilhões de litros até setembro, dos quais 1,4 bilhões de litros, foram para os EUA.

No entanto, o avanço recente da colheita nos EUA fecha a janela para a exportação brasileira de etanol.

O analista da FCStone acrescentou que os volumes, no fechamento de 2013, devem se menores, em meio a uma recuperação da safra norte-americana, que eleva a disponibilidade do cereal para a produção de etanol, e a uma menor demanda importadora.

RETROCESSO

O presidente da consultoria Datagro, Plinio Nastari, ponderou que o governo norte-americano vem sendo pressionado por setores industriais para reduzir o volume de etanol em mandato, sob a alegação de baixa disponibilidade do biocombustível.

"Mas as indicações são de que há farta disponibilidade tanto local como por importação... Se houver uma decisão de reduzir o mandato será um retrocesso e um prejuízo ao meio ambiente", disse Nastari.

O Brasil tem condições participar do mercado americano de forma complementar, disse ele.

Uma eventual redução do uso de biocombustíveis nos EUA seria uma perda não só para o Brasil, porque as políticas norte-americanas no setor têm servido de exemplo para outros países, ponderou Nastari.

"Será uma pena para todos os países que estão desenvolvendo mercados de etanol, buscando uma maior integração dos mercados de combustíveis. Não só o Brasil. Seria uma pena para o Peru, Colômbia, Paraguai, Argentina, El Salvador Costa Rica, Nicarágua", acrescentou.

O impacto de uma eventual redução da mistura nos EUA poderia ser contornado pela indústria brasileira, na opinião de Nastari, uma vez que o consumo interno cresce a uma taxa anual de 5 por cento desde 2000.

Para o gestor de riscos da Archer Consulting, Arnaldo Luiz Corrêa, a proposta da EPA não surpreende, sendo similar à medida recente adotada na União Europeia que restringiu o uso de biocombustíveis na tentativa de não interferir na produção de alimentos.

Da mesma forma que o presidente da Datagro, Corrêa considera que uma eventual redução na exportação de etanol tende a ter efeito limitado sobre a indústria, uma vez que o consumo interno segue firme trajetória no Brasil.

famasul/LL

biocombustível, eua, fcs, epa, exportação, considera, união europeia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens