Terça-Feira 28/10/2025 09:38

Prefeitos vão discutir na quarta saída para a crise

Estado - Ações Coletivas - Crise dos Municípios

Foto: Chico Ribeiro

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB) convocou assembleia-geral para a próxima quarta-feira (16) para que os prefeitos possam discutir uma série de assuntos relacionados à situação dos municípios, cuja maioria encontra-se em dificuldades financeiras, correndo o risco inclusive de não pagar o décimo terceiro salário dos servidores públicos.

O fator principal da crise nas prefeituras reside na queda dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Engessados pelo fraco desempenho da receita do fundo constitucional, que fechou setembro com prejuízo de 17% em relação ao mês anterior, os prefeitos esperam repasses razoáveis do ITR (Imposto Territorial Rural) e a transferência de 1% extra do FPM para poder pagar o 13º salário dos servidores.

Um dos principais assuntos na pauta do encontro, com início previsto para as 13h30 no plenário da entidade, é o Acórdão 148/2013 do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) orientando que a Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) integra a base de cálculo para a formação do duodécimo devido as Câmara de Vereadores.

A ideia dos gestores públicos é buscar uma saída na tentativa de convencer o presidente Cícero de Souza, a reverter o Acórdão publicado em 22 de maio deste ano no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas.

Douglas vai aproveitar a oportunidade para inaugurar oficialmente a Central de Projetos, complexo que visa prestar assessoria técnica aos municípios, principalmente os de pequeno porte que não têm condições de montar uma estrutura suficiente para encaminhar suas propostas aos órgãos públicos, em Brasília, a fim de obter a liberação de recursos.

Ele explica que muitas vezes o dinheiro fica parado nos bancos oficiais, como Caixa Econômica, devido às dificuldades que as prefeituras têm para elaborar projetos que viabilizem o financiamento de obras por programas do governo. 

Os casos envolvem obras de saneamento, urbanização de favelas e construção de moradias que deixam de ser executadas devido as prefeituras não possuírem estrutura para fazer os projetos e nem disponibilidade financeira para contratar técnicos que desempenhem essa tarefa.

O que a maioria dos prefeitos tem reclamado, além da dificuldade financeira, são a burocracia excessiva e o alto custo de elaboração dos projetos, cuja soma desses fatores torna a captação de recursos muito difícil e muitas prefeituras acabam desistindo desse instrumento.

Assomasul/JE

presidente da Assomasul, assembleia-geral, série de assuntos, situação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens