Terça-Feira 02/09/2025 18:32

Brasil vai se beneficiar de desvalorização

Brasil - Economia - Efeito Amortecedor

Foto: brasilnicolaci.blogspot.com

Relatório do Banco Mundial sobre a desaceleração da economia na América Latina aponta o Brasil e o México como os países em que o problema se tornou mais preocupante nos últimos anos.

Por outro lado, ambos os países podem utilizar a desvalorização de suas moedas como um efeito amortecedor das consequências de um crescimento mais fraco nos últimos anos.

A preocupação maior é com os gigantes da região, com o Brasil e o México. Os dois estão crescendo menos do que o esperado , disse Augusto de la Torre, economista-chefe do Banco Mundial, ao apresentar o documento.

Segundo ele, a depreciação da taxa de câmbio nesses países, que se acentuou, desde 22 de maio, quando o Federal Reserve, o Banco Central americano, anunciou que iria reduzir os estímulos financeiros na economia dos Estados Unidos, não é tão preocupante quanto em períodos anteriores.

As moedas depreciadas não apenas reduzem o custo das exportações, como elevam o custo das importações, fazendo com que as indústrias domésticas e de exportação se tornem mais competitivas, gerando mais empregos , diz o documento.

Torre lamentou que o anúncio do Fed ocorreu num contexto em que os países emergentes estavam experimentando uma desaceleração de seus crescimentos.

Em 2010, a América Latina estava crescendo em torno de 6% e, agora, essa taxa caiu para algo entre 2% e 2,5%. Os melhores resultados foram alcançados no Peru, com 5%, e no Panamá, com 8%. A Colômbia, a Bolívia e o Chile estão crescendo entre 3% e 4%. A Venezuela e a Jamaica vão crescer, no máximo, 1%.

Na América Latina, estamos sentindo essa desaceleração como uma homogeneidade na região , constatou Torre. Mas, segundo ele, o caso do Brasil tem que ser analisado de maneira distinta dos demais países.

O Brasil viveu, nos últimos anos, praticamente em pleno emprego. As pressões sobre salários e preços foram significativas. Mesmo assim, o Brasil está experimentando essa desvalorização e, com isso, a pressão sobre os salários está diminuindo.

Para o economista-chefe, o Brasil pode usar o câmbio como amortecedor dos efeitos da desaceleração da economia. O papel amortecedor do câmbio pode ser importante e não necessariamente tem que se traduzir nos preços , disse. Outra medida positiva para o país seria o aumento dos investimentos, o que, na visão de Torre, segue como desafio central .

O economista-chefe gastou boa parte do tempo da apresentação do relatório para defender a tese de que as desvalorizações da taxa de câmbio não são mais um problema central para os países da América Latina. Foram reduzidos os temores que tínhamos da desvalorização cambial . Torre listou três razões para que esses temores não sejam tão intensos quanto nas décadas de 1980 e 1990.

A primeira é que a América Latina recebia grandes quantidades de dinheiro como empréstimo. Tínhamos medo da fuga de capitais, de que o dinheiro que estava entrando saísse , lembrou.

A segunda razão é que as economias locais tendiam a ser dolarizadas. O taxista latino-americano comprava o seu carro em dólar, mas recebia em moedas locais , exemplificou.

O medo da desvalorização era muito grande, pois destruiria a solvência das economias. Hoje, esse problema não é tão grande, avaliou o economista do Banco Mundial, pois os países da América Latina desdolarizaram os seus contratos financeiros e passaram a utilizar mais as moedas locais.

Por fim, havia o temor de que cada desvalorização da moeda fosse revertida em depreciação dos preços. Graças às reformas dos bancos centrais, os agentes formam os preços com base no que essas instituições anunciam. Antes, conectávamos os preços com a situação da moeda. Agora, não. E, por isso, somos mais otimistas.

Torre enfatizou que a América Latina construiu um sistema imunológico muito mais robusto do que o que havia nas décadas de 1980 e 1990 . As desvalorizações não são mais um problema, mas parte da solução, dos mecanismos pelos quais a América Latina pode conter movimentos externos , concluiu.

Famasul/JE

relatório, Banco Mundial, desaceleração da economia, América Latina,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens