Terça-Feira 02/09/2025 18:22

Greve dos bancários já é a mais longa em 9 anos

Brasil - Ações Coletivas - Movimento Grevista

Foto:Divulgação

Os bancários completam hoje (11.out.2013) 23 dias em greve, a mais longa paralisação em 9 anos da categoria. Desde 2004, quando as agências ficaram fechadas por 30 dias, o impasse entre funcionários e patrões do setor não demorava tanto tempo para ser resolvido.

A Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), filiada à CUT, senta à mesa hoje com a Fenaban (Federanação Nacional de Bancos) para discutir uma nova proposta salarial. Na última rodada de negociações, o sindicato patronal ofereceu reajuste de 7,1% (aumento real de 0,9% além da inflação), recusado pela categoria, que pede 11,9% (aumento real de 5,7%). Os bancários farão novas assembleias amanhã (11.out.2013) ou na 2ª feira (14.out.2013) – a data ainda não foi definida – para deliberar sobre a continuidade da greve.

Outras paralisações estão em curso no país. Os professores municipais do Rio estão em greve há 2 meses. Hoje os funcionários da Toyota em Sorocaba (SP) entram no 8º dia de paralisação e a Federação Única dos Petroleiros realiza assembleias para decidir se a categoria cruzará os braços por tempo indeterminado a partir de 17.out.2013.

Inflação

Apenas 7 das 33 negociações coletivas fechadas por metalúrgicos neste ano tiveram ganhos reais maiores do que no ano passado, segundo estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos) divulgado na 3ª feira (8.out.2013). A média do ganho real do trabalhador do setor está 0,54% menor que no ano passado.

Para o economista André Cardoso, do Dieese, os ganhos reais estão menores em comparação ao ano passado devido à alta da inflação na última data-base.

Segundo a pesquisa, os trabalhadores do setor metalúrgico de sindicatos ligados à CUT no Estado de São Paulo acumulam ganhos reais de 28,99% a 37,34% nos últimos 11 anos, de 2002 a 2013. O maior índice foi alcançado pelos funcionários do setor automobilístico.

Salário X PIB

O presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Pattah, avalia que 2013 deve repetir o alto número de greves do ano passado, quando o Diesse registrou 873 paralisações – alta de 58% sobre o ano anterior e maior resultado absoluto desde 1996.

Para Pattah, o crescimento do movimento grevista reflete o menor resultado do PIB (Produto Interno Bruto). Ele diz que os trabalhadores “se acostumaram” a ter ganhos reais de salário nos anos de bonança e agora não se conformam com o argumento do governo e de empresários de que, com PIB baixo, não há espaço para aumentos.

“Em 2012 os patrões tentaram usar uma regra do salário mínimo [reajuste vinculado ao PIB] para os trabalhadores em geral, o que levou a uma reação muito forte”, afirma o sindicalista, filiado ao PSD de Gilberto Kassab.

Pattah calcula cenário parecido para 2013. “Neste ano isso está se projetando novamente e teremos um número importante de paralisações”, diz.

Acompanhe abaixo a evolução anual do número de greves na última década, segundo o Dieese.

UOL/RMC

Setor Automobilístico, Paralização, Trabalhadores, Movimento Grevista

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens