Sábado 30/08/2025 13:11

Glória de Dourados recebe a peça teatral Areôtorare

Cultura - Mercado do Produtor

Imagem: Divulgação

O município de Glória de Dourados recebeu a peça teatral Areôtorare do grupo Teatro Imaginário Maracangalha, que vem se apresentando em diversas cidades do Estado, fazendo parte do Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro, realização do Governo do MS através da Fundação de Cultura do MS. Areôtorare é uma peça teatral tipicamente de rua.

A apresentação em Glória de Dourados aconteceu no Mercado do Produtor, com apoio da Prefeitura local, via Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semec), pasta comanda pela secretária, professora Ligia Cibeli Tendulo Rodrigues – Departamento Municipal de Cultura (DMC), sob a responsabilidade do chefe de Divisão de Cultura, Jefferson Marques Rocha Barros.

O prefeito Arceno Athas Júnior esclareceu, “para nós é um motivo de muita alegria e satisfação assistirmos mais uma exibição teatral em nossa cidade, numa demonstração clara de que o nosso governo sempre tem apoiado todas as iniciativas culturais”, dimensiona Athas esclarecendo ainda, “em nossas administrações temos procurado constantemente trazer a cultura para dentro do nosso município, porque ela é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. O prefeito agradeceu em nome da população gloriadouradense e parabenizou o grupo Teatro Imaginário Maracangalha por representar de forma tão magnífica e grandiosa a cultura do Estado.

A secretária da Semec, Lígia Cibeli afirma, “nós recebemos o grupo com imenso prazer, pois a peça teatral encenada por eles, baseada em duas obras escritas em 1935, demonstra cristalinamente tudo que ocorre na atualidade, com muita propriedade”, disse Cibeli. Segundo o ator Renderson Valentim, 13 atores trabalham na peça Areôtorare, entretanto, os componentes do grupo envolvem em torno de 40 pessoas na produção e direção.

“Trabalhamos há 7 anos a arte pública, com apresentações franqueadas ao público interessado em apresentações teatrais”, comenta Valentim. Ele também afirma que é um grupo que vai mais longe que a própria peça Areôtorare, porque, dentro da contextura geral, “nós procuramos efetuar a pesquisa do teatro de rua, onde analisamos e pesquisamos também a arquitetura das cidades, o diálogo das pessoas, enfim uma séria e vasta análise do processo social”.

A peça teatral Areôtorare é embasada em duas obras do escritor Lobivar Matos: Areôtorare e Sarobá, obras que foram escritas e editadas em 1935, mas que retratam praticamente as situações convividas no cotidiano atual, tais como, a época do movimento separatista, conta a transição de quando parte do Mato Grosso se tornou Mato Grosso do Sul. Com as mudanças veio o progresso que deixou alguns ricos e outros pobres. Retratam também as desigualdades sociais e as problemáticas que o crescimento desenvolvimentista produz - o antagonismo do progresso, entre outros fatores vivenciados na atualidade. A peça em cartaz já foi contemplada com o Prêmio Rubens Corrêa de Teatro 2012, e tem na direção geral Fernando Cruz e direção musical de Jonas Feliz.

fatimanews/LL

desenvolvimentista produz, antagonismo do progresso, fatores vivenciados na atualidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens