Alunos do projeto Negro Nota ‘10’ da Rede Estadual serão premiados com tablets
Estado - Social - Projetos Educacionais
Foto: regiaonews.com.br
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Ong Projetarts Brasil juntamente com a Cppir/MS (Subsecretaria da Mulher da Promoção da Cidadania e da Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial) e a SED (Secretaria Estadual de Educação) irá promover a 3ª edição do Prêmio Negro Nota ‘10’ 2013.
A premiação será no dia 23 de novembro, às 19h, na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), aos melhores alunos quilombolas das escolas das comunidades negras de Tia Eva e São João Batista (de Campo Grande) e de Furnas do Dionízio (localizada em Jaraguari) que apresentarem melhor desempenho escolar. Os alunos contemplados serão premiados com notebooks, tablets e outros prêmios.
De acordo com o diretor-presidente da Projetarts Brasil, Joel Penha, o principal objetivo do projeto é trabalhar a autoestima do aluno, despertando-o para a valorização da cultura negra, com incentivo a educação. Durante o evento, além da premiação também será realizada uma palestra sobre a lei 10.639/2003.
Segundo a coordenadora da Cppir/MS, Raimunda Luzia de Brito, o objetivo do projeto Negro Nota ‘10’ é chegar aos 21 quilombos do Estado. Joel Penha ainda informou que a meta é realizar no próximo ano, em parceria com o governo estadual, o Concurso de Redação sobre a Cultura Negra, com o tema: “Histórias, Conquistas e Contribuições dos Povos afro-brasileiros”, voltado aos alunos negros do ensino médio e ensino fundamental das escolas públicas estaduais.
Lei 10.639/2003
Com base na lei 10.639/2003, que declara a obrigatoriedade do ensino da história geral da África e da história da população negra no Brasil, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, público e privado, o programa do Projetars Brasil visa fomentar essa lei nas escolas públicas, gerando interesse e motivação para o seu cumprimento, tanto para alunos quanto para a escola.
De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288, de 20 de julho de 2010), os programas de ação afirmativa constituir-se-ão em políticas públicas destinadas a reparar as distorções e desigualdades sociais e demais práticas discriminatórias adotadas, nas esferas públicas e privadas, durante o processo de formação social do País.
Serviço: A Fetems fica localizada na Rua 26 de agosto, 2296 – Bairro Amambaí, em Campo Grande/MS.
Diana Christie/MS Notícias/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












