Terça-Feira 28/10/2025 13:47

Empresários destacam Dourados como futuro polo sucroenergético do país

Mercados - Futuros Negócios

Imagem:Divulgação 

Representantes de empresas e entidades que participam do 7º Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e da 3ª Feira Agrometal, destacaram a consolidação de Dourados como polo do setor sucroenergético. Para muitos, os caminhos adotados pela prefeitura vão transformar o município numa das mais importantes regiões da agroenergia brasileira.

“Dourados já é um polo representativo e tem um potencial enorme de crescimento. O setor [sucroenergético] atualmente vive uma crise no país, que já se estende por quatro safras. Mas nós esperamos que essa crise passe e quando passar, a Grande Dourados será uma das principais produtoras do país”, afirmou Ismael Perina Júnior, presidente da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil).

Na visão de Marcelo Pelegrini, ex-secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento, Agricultura e Relações do Trabalho (2001-2012) de Sertãozinho (SP), Goiás e Mato Grosso do Sul são as novas frentes para este setor no país e, entre estes, o cenário sul-mato-grossense ainda é mais propício. “Não é possível ditar o ritmo que a produção vai crescer, mas a tendência é essa”, disse ele.

O ex-secretário, atualmente numa empresa de consultoria da área, alerta para o ambiente criado em Dourados para instalação de empresas prestadoras de serviços às usinas. “Aqui é com certeza um bom negócio para empresas de Sertãozinho e região trazerem seus serviços, através de parcerias ou da instalação de filiais”.

O proprietário de metalúrgica Juarez Silva teve essa visão há três anos. Ele possui uma empresa do ramo em Barra Sul (SP) e decidiu aproveitar a crescente por serviços do setor sucroenergético na região da Grande Dourados, para montar uma empresa em Mato Grosso do Sul.

“Viemos pela expansão das usinas nessa região e a necessidades de serviços como o nosso. O desenvolvimento da região está dentro do que imaginávamos. Vemos que depois da gente, outras empresas também vieram para cá”, disse.

Já o empresário do ramo de metalúrgica em Douradina (MS), Djalma Neri Junior, viu sua empresa genuinamente sul-mato-grossense crescer entre 80% e 90% nos últimos três anos. “As usinas estão cada vez olhando mais e confiando mais nas empresas de Mato Grosso do Sul. Com outras empresas vindo para cá, nosso setor é mais visado e gera uma concorrência leal, já que competir com empresas de outros Estados que pagam valores diferentes em impostos é mais difícil. Nesse cenário, nosso projeto é de crescimento”.

Neri Junior está com um estante expondo os serviços de sua empresa na 3ª Agrometal. “Não perco o evento porque me dá retorno, principalmente em contatos para futuros negócios”, disse o empresário.

O mesmo motivo atraiu o empresário no ramo de fabricação e manutenção de cabines para tratores e colheitadeiras, Pedro Pivetta. Ele atua no ramo em Dourados desde 1986 e viu na diversidade produtiva da região a saída para melhorar seu negócio. “Nós trabalhamos muitos anos com o setor de grãos e o crescimento da produção de cana tem feito a gente aumentar a demanda, mas, também diversificar os clientes em área de atuação”.

agorams/LL

competir com empresas, depois da gente, empresas vindo para cá, setor é mais visado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens