Terça-Feira 02/09/2025 10:57

Site brasileiro pretende auxiliar na busca por pessoas desaparecidas

Brasil - Social - Registrados Oficialmente

Imagem: Divulgação 

Você já deve ter recebido por corrente de e-mail, tweet ou compartilhamento do Facebook o pedido de ajuda de famílias que não conseguem encontrar um ente querido. Algumas destas mensagens continuam sendo compartilhadas por anos e anos depois até mesmo que a pessoa fora encontrada.

E se existisse um site que, utilizando recursos colaborativos, permitisse que qualquer pessoa do mundo pudesse potencializar as buscas, em um sistema de cadastro online de ocorrências com atualização de status e tudo mais?

Foi pensando nisso que os estudantes Octavio Fernandes e Guilherme Scholz Ramostiveram uma ideia para seu trabalho de conclusão de curso.

Conversamos com Octavio, que tem 23 anos e mora no Guarujá. O desenvolvedor web disse que o KDVC? é um sistema que utiliza as redes sociais como forma de auxiliar estas buscas, além de disseminar a existência de tais ocorrências. Com base em um sistema de divulgação colaborativa, a plataforma faz das redes sociais um imenso campo de visualização para os internautas.

Normalmente, antes da internet, tínhamos cartazes colados em muros, postes e outras plataformas analógicas, certo? Então, o que eles pretendem é trazer isso para o mundo online, exibindo isso tudo em uma timeline, com postagens nas redes sociais.

O sistema não exclui os métodos tradicionais de difusão, fornecendo até uma ferramenta de criação e customização dos cartazes, que podem ser impressos e espalhados pelos meios convencionais. Além disso, os autores reiteram a todo instante a necessidade de se acionar as autoridades competentes sempre. O KDVC? é apenas uma ferramenta de ajuda e não deve ser utilizado como único meio de se procurar pela pessoa.

Segundo o site oficial da ferramenta, estatísticas não oficiais feitas em 19 Estados em 2011 afirmam que uma pessoa desaparece a cada 11 minutos, o que dá em média 51.700 pessoas desaparecidas por ano. Segundo estatísticas do governo federal, 40 mil crianças desaparecem todo ano, sem contar os casos que não são registrados oficialmente. Poder criar uma ferramenta gratuita que possa mudar (um pouco que seja) esse cenário é bem bacana.

“A ideia surgiu com a necessidade de um tema para o meu TCC da faculdade. Vi por várias vezes pessoas postarem sobre desaparecimentos no Facebook, e depois de algumas vezes pensei ‘Porque não ter algo que mantenha um histórico de tudo isso? Que mantenha os dados estruturados em um lugar além das redes sociais, porém vinculado a elas?’ Assim surgiu a ideia do KDVC?, um aplicativo pra auxílio na busca por pessoas desaparecidas que utiliza como meio de divulgação um dos maiores disseminadores de informação da atualidade: as redes sociais” – disse o autor.

Por enquanto, o KDVC? pode vincular-se à publicações no Facebook e Twitter. Em breve ele poderá chegar também ao Instagram e Google+. Eu acho prudente, afinal se você procurou alguém e até agora não encontrou, pode ser que ele esteja lá no Google+.

Aliás, uma das coisas que ainda precisam ser melhoradas é que a pessoa precisa ter uma conta no Facebook para poder cadastrar um desaparecimento ou para colaborar com algum caso. Isso precisaria ser revisto.

De qualquer forma, para você que já tem uma conta no Facebook e se interessou, basta acessar o site oficial, através do link kdvc.vc, ou pela própria rede social do Markito, em facebook.com/desaparecidoscadevoce.

jornaldiadia/LL

registrados oficialmente, lugar além das redes sociais, pessoas desaparecidas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens