Terça-Feira 02/09/2025 08:40

Projeto Biomas percorre Pampa em busca de área de referência

Brasil - Ciência e Tecnologia - Espaço para Pesquisas

Foto: CNA

Nesse início de primavera, prestes a iniciar o plantio de árvores na Estância Guatambu, propriedade participante do Projeto Biomas Pampa como área experimental, a equipe de pesquisadores do projeto voltou à região em busca de outras áreas que servirão como referência para futuras pesquisas.

As propriedades potenciais localizam-se no município de Dom Pedrito, a 70 quilômetros de Bagé, RS. O critério de escolha da propriedade referência do Bioma Pampa é o estado de conservação do solo e da vegetação nativa, mediante o uso característico da região. Nesse caso, o pasto nativo.

“Uma das condicionantes do projeto é comparar as propriedades referência e experimental no sentido de obter coeficientes técnicos de sustentabilidade”, explica o coordenador nacional do projeto Dr. Gustavo Curcio ao proprietário da Estância Santa Anna, Diego Torres, uma das propriedades potenciais. “Vamos estudar as pastagens nativas da região e suas características, interagindo solo e diversidade herbácea”, complementa Curcio.

Pastagens nativas são abundantes nas terras de Torres, assim como o seu interesse em participar do projeto. “Estamos sempre abertos para colaborar com qualquer iniciativa de pesquisa.

Se nós podemos aprender e melhorar o nosso sistema produtivo não só a curto prazo, mas, também, cuidando da nossa terra para o futuro, tenho todo o interesse em me envolver”, afirma o veterinário.

Torres acompanhou a equipe na visita de reconhecimento da área. Os pesquisadores aproveitaram para retirar amostras do solo e averiguar a situação dos sistemas produtivos da propriedade.

Uma segunda propriedade referência potencial também foi identificada. Um pouco mais distante da primeira, a área de propriedade de Valter Pötter, também veterinário, possui os critérios desejados pelos pesquisadores: solos bem conservados sob pastagens nativas com alta diversidade.

O contato com os proprietários foi feito pelo Dr.Leandro Volk (foto acima), coordenador regional do Projeto Biomas Pampa e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, integrante da equipe que esteve na avaliação das referidas propriedades.

Volk acompanhou a equipe a um arrozal de irrigação, produção característica do Pampa e que tradicionalmente tem sido feita pelo sistema de manejo de integração pecuária/lavoura. Nesta visita, destacou que nos últimos anos, a soja vem sendo introduzida na região, causando mudanças consideráveis nos sistemas produtivos do bioma.

“A introdução da soja, em si, não é necessariamente um problema desde que o seu manejo seja feito de forma correta” diz o pesquisador. “O Projeto Biomas tem a preocupação em estudar como estas mudanças afetam a região”, conclui.

Garantir que os manejos sejam feitos de forma correta é uma das metas do projeto. Embora o objetivo seja, em última instância, a introdução do componente arbóreo nas paisagens estudadas, as pesquisas levam em consideração o equilíbrio de todos os fatores envolvidos nos diferentes sistemas produtivos.

Por esse motivo, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Ao todo, são cerca de 400 pesquisadores em todo o Brasil.

Nessa visita ao Pampa, o grupo foi formado por dois pedólogos, Dr. Gustavo Cúrcio, da Embrapa Florestas e Dr. Carlos Alberto Flores, da Embrapa Clima Temperado, além do botânico da Embrapa Florestas Dr. Alexandre Uhlmann e do professor geólogo do departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria, Dr. José Luiz Silvério da Silva.

Esses pesquiadores passaram dias percorrendo inúmeras propriedades realizando análises de rochas e solos, retirando amostras dos mesmos, a fim de identificar as configurações de paisagens predominantes, sobretudo as áreas de convergências hídricas. Concomitantemente, foi avaliada a biodiversidade das pastagens relacionando-as à densidade de pastoreiro.

Parece muito trabalho para a escolha de uma porção de terra que será reanalisada tantas outras vezes pelos próximos anos e, de fato, é um trabalho minucioso.

Do ponto de vista do Projeto Biomas, todo esse empenho é considerado fundamental para a obtenção de um conhecimento técnico mais profundo.

SOBRE O PROJETO BIOMAS

O projeto é uma parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os estudos já estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. Os pesquisadores buscam soluções para a produção sustentável de alimentos a partir da reintrodução da árvore nas propriedades rurais do Brasil. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.

CNA/JE

início de primavera, plantio de árvores, propriedade, Projeto Biomas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens