Segunda-Feira 27/10/2025 17:30

Vigilância Sanitária suspende comercialização de medicamento de origem paraguaia

Estado - Saúde - Medicamentos de Fora

Foto: atribunanwews.com.br

Secretaria de Estado de Saúde (SES) através da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde, emitiu na ultima sexta-feira (27) o Alerta Sanitário nº003/2013 referente ao uso de medicamentos fabricados no Paraguai do tipo Mentovick, Tegnogrip Plus, Tegnogrip, Medibron, Bronolex e Bronalar, todos contendo como principio ativo o composto Dextromorfano.

O alerta é devido aos casos investigados por suspeita de intoxicação após o uso destes medicamentos no município de

Dourados e na região de fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. De acordo com a Vigilância Estadual Sanitária, as investigações foram iniciadas após casos de intoxicação em crianças que utilizaram estes medicamentos, provocando casos graves que variam de dispnéia, insuficiência respiratória, sonolência, coma e óbito.

As crianças que ingeriram o medicamento apresentaram sintomas de intoxicação caracterizada por dificuldade respiratória, sonolência e intensa cianose (coloração azul-arroxeada da pele e lábios).

Com a emissão do alerta, o Ministério da Saúde e Bem Social do Paraguai determinou a suspensão da comercialização dos medicamentos com princípio ativo de Bromidrato de Dextrometorfano. Com a determinação das autoridades paraguaias, a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária adotou as seguintes medidas:

1- Investigação dos casos em parceria com as secretarias municipais de saúde de Ponta Porã e Dourados, com acompanhamento da evolução dos casos, intercâmbio e troca de informações diárias;

2- Comunicado dos casos à ANVISA/Nadav;

3- Emissão de Alerta Sanitário destinado à população, aos profissionais de saúde e as Secretárias Municipais de Saúde a incluir nos seus protocolos de atendimento nos prontos-socorros e UBS, nas fases de pré-consulta e anamnese médica questionamento a respeito do consumo de medicamentos do Paraguai para tosse ou gripe contendo dextrometorfano (mentovick, tecnogrip plus, medibron, bronolex ou bronalar) pelo paciente nas últimas 48 horas.

4- Recomendar à população que não utilize medicamentos fabricados no Paraguai, visto que estes produtos não possuem registro no órgão sanitário brasileiro (ANVISA) e que, portanto, estes produtos não possuem sua segurança e eficácia reconhecidos ou comprovados. A legislação brasileira proíbe a distribuição, transporte, comércio, prescrição e dispensação de medicamentos fabricados no Paraguai em território nacional.

5 - Divulgação do Alerta às Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas dos 79 municípios do Estado.

6 - Divulgação do Alerta às Conselhos Profissionais como CRM, CRF, COREN.

7- Ampla divulgação do Alerta à imprensa local, estendida a veículos de comunicação como rádio, TV e jornal impresso, realizado no sentido de alertas a população para os riscos do consumo de medicamentos do Paraguai.

8- Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, ou para notificar casos de intoxicação por medicamentos oriundos do Paraguai, entrar em contato com a vigilância sanitária estadual nos telefones (67) 3312-1118/1140/1139/1135 ou enviar email para gtmed@saude.ms.gov.br (Gerencia Técnica de Medicamentos e Produtos).

Jefferson Gonçalves/Notícias MS/JE

SES, Coordenadoria Estadual, Vigilância Sanitária, Secretarias Municipais de Saúde

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens