Domingo 08/06/2025 07:38

Contrato da prefeitura de Campo Grande tem indício de irregularidade

Corrupção - Compra Emergencial

Imagem: Divulgação 

O contrato emergencial firmado pela prefeitura de Campo Grande com uma revendedora de gás de cozinha é suspeito de irregularidades. Há indícios de que a empresa seja de fachada.

A empresa Jagás forneceu gás durante os meses de março, abril e maio para a Fundação Municipal de Assistência Social, Agência Municipal de Transporte e Trânsito e Secretaria Municipal de Educação. Reportagem do Bom Dia MS teve acesso a documentos referentes à compra emergencial do produto.

O secretário municipal de administração, Ricardo Ballock, explicou que a prefeitura teve de fazer a compra emergencial devido ao atraso no processo licitatório, aberto em fevereiro e executado no dia 8 de março. "A licitação poderia ter encerrado no mesmo dia, mas no momento em que ela não finalizou, que ela deu sinal de que iria ser questionada a decisão, então não sobrou pra administração outra atitude", disse.

A empresa Jagás existe há 10 anos e deveria funcionar em um endereço comercial no bairro Vila Nasser. Os vizinhos dizem não conhecer a empresa. Em abril deste ano, o Corpo de Bombeiros encontrou o portão fechado ao tentar vistoriar a Jagás no endereço. A inspeção só foi feita em agosto. Durante a apuração da reportagem, em duas semanas, a produção tentou falar com o dono da Jagás, Elton Luiz Crestani. Ele não atendeu nem retornou as ligações.

Em fevereiro deste ano, a prefeitura anunciou a primeira licitação da nova administração para a compra de gás para escolas e outros órgãos públicos. O pregão foi realizado no dia 8 de março e contou com a presença de representantes de seis empresas. A Micmar Comércio e Serviços Ltda. foi habilitada depois de apresentar o menor preço: R$ 881,6 mil para fornecer cerca de 10 mil botijões de gás de 13 kg e 5,4 mil botijões de 45 kg. O valor foi questionado por duas empresas concorrentes, e o pregão foi suspenso para que a empresa vencedora apresentasse a composição de custos.

No dia 11 de março, a empresa vencedora apresentou os documentos. Dois dias depois, após analisar os dados, a central de compras e licitações da prefeitura apresentou um documento em que declara a Micmar como vencedora do pregão. No dia 14 de março, o resultado foi publicado no Diário Oficial do município.

Apesar de já ter uma vencedora no pregão, no dia 18 de março, a prefeitura assinou três contratos emergenciais para a compra de gás com outra empresa, a Jagás, que perdeu a disputa. A compra foi feita no mesmo dia em que a Jagás entrou com recurso para impugnar o resultado da licitação.

Na opinião do advogado Gustavo Passarelli, especialista em direito público, a compra de gás não poderia ser justificada como emergencial porque cabe ao poder público prever situações de desabastecimento ou atrasos legais em licitações. "Uma situação emergencial poderia justificar uma celeridade dessa natureza em um processo desse. Mas, reforço que em um primeiro momento, daquilo que me foi disponibilizado, não imagino que seria o caso", disse.

g1/globo/LL

poderia justificar uma celeridade, natureza em um processo desse, reforço que em um primeiro momento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens