Terça-Feira 02/09/2025 10:21

Carro elétrico já tem autonomia necessária para se tornar parte do dia-dia da população, diz engenheiro

Brasil - Novas Tecnologias - Entrevista com João Vitor Serra

Foto: Extra

Originalmente criados na segunda metade do século XIX, os carros elétricos têm hoje a autonomia necessária para que deixem de ser projetos engavetados e se tornem parte do dia-dia da população brasileira e não um sonho de tecnólogos.

O alerta é do especialista em veículos elétricos João Vitor Serra, um dos debatedores do seminário Cidades Verdes 2013, que o Instituto OndAzul realiza de quinta a sexta-feira, no auditório da Firjan, no Centro do Rio.

Em entrevista ao GLOBO, Serra, engenheiro mecânico pela Imperial College London e gerente da CPMAIS – Soluções em Meio Ambiente, diz que o Brasil tem "todas as vantagens possíveis" para desenvolver a tração elétrica nos transportes urbanos.

"Temos, sozinhos, 1,4% das reservas de lítio do mundo e uma matriz energética limpa". A programação do seminário podem ser consultada no site http://oglobo.globo.com/projetos/cidadesverdes/

Quais serão os principais pontos abordados pelo senhor no painel "Estabelecendo limites para o automóvel", nesta quinta-feira, a partir do meio-dia?

SERRA - Falarei sobre o avanço tecnológico dos veículos elétricos nos últimos anos e como esses avanços permitem sua adoção no âmbito do transporte público e privado. Também destacarei algumas políticas públicas que podem ser adotadas pelo governo (a nível nacional e regional) para promover tal adoção. Muita gente não sabe mas esta tecnologia não é nova. O primeiro carro elétrico foi feito no século XIX, antes do primeiro carro a combustão, e o primeiro carro elétrico a quebrar a barreira dos 110km foi o francês "La Jamais Contente", em 1899.

Por que então os veículos a combustão, movidos a combustíveis fósseis, continuam predominantes no mundo?

SERRA - O carro a combustão oferece uma autonomia muito alta. Numa viagem Rio-São Paulo o motorista abastece cerca de uma vez (e rapidamente). No entanto, com os avanços tecnológicos, o desafio da autonomia para os carros elétricos tornou-se irrelevante.

O Nissan Leaf, por exemplo, carro 100% elétrico, pode rodar 130km com uma única carga. Não consigo chegar a São Paulo? Não. Mas a questão é: a população está acostumada a uma autonomia além do que de fato requer.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a distância média dirigida por dia é 50km. Aqui no Brasil é menor. Não faz sentido escolhermos nossos carros em função de uma viagem que raramente fazemos. Seria como comprar um jato particular para realizar uma viagem à Europa uma vez por ano!

O Brasil tem a matriz energética predominantemente limpa, com base hidrelétrica. Isso é um fator favorável, certo?

SERRA - Com certeza. Temos todas as vantagens possíveis: um sistema de energia elétrica limpo, 1,4% das reservas de lítio do mundo, centros urbanos densos, etc.

Onde está o entrave? Na política. Hoje temos uma política nacional focada no petróleo. Acredito que somos o único país do mundo que não oferece nenhum incentivo para a compra de um carro elétrico.

Não existe redução de IPVA e imposto na importação, não temos investimentos na infraestrutura de recarga, nada. Não digo que devemos acabar com o petróleo, mas precisamos diversificar. No Brasil, o número de carros elétricos é irrisório. Hoje, são apenas 70 veículos registrados.

Como desenvolver postos de abastecimentos para carros elétricos? Isso não é um entrave?

SERRA - A questão de uma infraestrutura de recarga e o veículo elétrico é igual ao dilema entre o ovo e a galinha, qual veio primeiro? Desenvolver uma infraestrutura eficiente é muito importante para garantir a adoção do veículo elétrico pelo consumidor particular.

Ninguém quer enguiçar no meio da Linha Amarela por causa de falta de energia, mas como expliquei, a autonomia do veículo elétrico hoje já atende as demandas do motorista moderno. Possivelmente, o que mais falta é a divulgação ao público sobre a tecnologia e sua capacidade.

Você vê oportunidades para o Rio neste mercado?

SERRA - O Rio tem muitas oportunidades. Temos frotas que se adequam a soluções elétricas, como os BRTs. O governo poderia aproveitar os grandes eventos internacionais, principalmente Copa do Mundo e Olimpíada para incentivar as frotas elétricas ou híbridas durante estes eventos.

Emanuel Alencar/O Globo/JE

carros elétricos, autonomia necessária, projetos engavetados, dia-dia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens