Quinta-Feira 30/10/2025 23:49

Governador destaca atuação e os bons resultados da Agepen no Dia do Servidor Penitenciário

Estado - Ações Públicas - Reconhecimento ao Trabalho

Foto:Divulgação

O governador André Puccinelli participou ontem (25) da solenidade em comemoração ao Dia do Servidor Penitenciário. A cerimônia foi realizada no auditório da Acadepol. Durante as comemorações foi entregue a medalha Patrono Ramez Tebet, uma honraria em reconhecimento ao trabalho de 75 autoridades e servidores da Agepen. Este é o segundo ano em que a comenda é concedida.

André Puccinelli destacou a atuação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) frente às demandas do sistema penitenciário. “O trabalho da Sejusp e da Agepen tem dado bons resultados no sistema penitenciário em Mato Grosso do Sul. Em comparação ao que era antes e como está hoje, avançamos muito. Mas ainda existem dificuldades. Já foram nomeados 232 servidores do sistema penitenciário e abrimos um concurso para mais 300. Aumentamos o valor das gratificações remuneradas, bem acima da inflação. Estamos evoluindo, de acordo com a capacidade orçamentária do Estado”, afirmou o governador.

Atualmente, cerca de 1.300 servidores penitenciários, distribuídos nas áreas de Segurança e Custódia, Administração e Finanças e Assistência e Perícia, atuam em 17 municípios de Mato Grosso do Sul, distribuídos em presídios, sede administrativa e demais setores.

“Antes do recesso do Legislativo, enviaremos a lei do plano de cargos e carreiras da Agepen, junto aos planos de cargos de outras seis categorias. Estamos investindo na construção de mais duas unidades prisionais, aumentando em 2.200 vagas. Temos feito um esforço para fazer frente às necessidades do sistema penitenciário no Estado. Atendemos também os presos federais e estamos fortalecendo a parceria com o governo federal para atender à demanda”, afirmou Puccinelli.

Comemorado desde 2007, o Dia do Servidor Público Penitenciário – 25 de setembro – faz referência à data em que foi criada a carreira de segurança penitenciária, dentro do Poder Executivo, pela Lei 2518/2002. “Agradeço e parabenizo cada servidor penitenciário pelo árduo trabalho. O Executivo lhes agradece”, finalizou Puccinelli.

Para o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, o servidor penitenciário tem uma das mais complexas missões no cenário da segurança pública em Mato Grosso do Sul. “Eles têm que reestabelecer, reintegrar ao convívio social pessoas que estão em situação de prisão”, enfatizou. Oliveira destacou que hoje esta missão está na mão de uma pequena parcela de “abnegados servidores” que se dedicam com “esforço acima do normal” para fazer com que a Lei de Execução Penal seja cumprida. “Eles transformam o quase impossível em boas práticas, colocando o Estado de Mato Grosso do Sul como referência nacional na questão da execução penal e na humanização das relações com os reeducandos, e com isso, ajudam a trazer mais tranquilidade à sociedade sul-mato-grossense”, ressalta.

Estiveram presentes na solenidade a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, os deputados estaduais Eduardo Rocha e Antônio Carlos Arroio, a vereadora Carla Sthepanini e autoridades civis e militares do Estado.

Notícias MS/RMC

Reconhecimento ao Trabalho, Sistema Penitenciário, Humanização

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens