Domingo 16/06/2024 16:06

Desembargador que atuava em Ponta Porã é afastado

Judiciário - Afastamento do Cargo

Foto: Marcos Vasconcellos

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) abriu processo disciplinar e afastou do cargo o desembargador Nery da Costa Jr. e o juiz federal Gilberto Rodrigues Jordan, ambos do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP-MS).

Eles foram acusados de favorecimento a partes na 1ª Vara Federal de Ponta Porã/MS.

Trata-se de mais um caso julgado pelo novo colegiado do CNJ, nesta segunda-feira (23/9), a partir de decisões tomadas ainda na gestão da ministra Eliana Calmon como corregedora nacional de Justiça.

De acordo com o Blog do Fred, da Folha de São Paulo, a abertura do processo contra os magistrados havia sido feita por Eliana, em julho de 2012, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vista.

Ao retomar o julgamento nesta segunda-feira, o presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa acompanhou o voto de Eliana. Em seguida, o conselheiro Gilberto Martins sugeriu o afastamento dos dois magistrados e foi seguido pelos conselheiros que ainda não haviam votado.

O afastamento foi decidido por dez votos a quatro. Foram vencidos os ex-conselheiros Carlos Alberto Reis de Paula, Tourinho Neto, Ney Freitas e José Lucio Munhoz. O ex-conselheiro Silvio Rocha declarou-se impedido de atuar no caso, à época de leitura do voto da ministra Eliana Calmon.

Reportagem do repórter Leandro Colon, da Folha, publicada em julho de 2012, revelou que uma investigação da Corregedoria do CNJ apontara evidências de que Nery Júnior e Gilberto Jordan usaram seus cargos para favorecer um frigorífico acusado de sonegação e crimes tributários estimados em R$ 184 milhões.

Na ocasião, Nery Júnior disse que era vítima de “jogada política” do Ministério Público Federal e criticou a atuação da Corregedoria do CNJ, que teria “usado provas emprestadas” da representação do MPF.

O favorecimento teria ocorrido com o julgamento de Mandado de Segurança durante a realização de uma força-tarefa na Vara, em janeiro de 2011, determinada por Nery Júnior, que atuava, na época, como corregedor substituto do TRF-3.

O alegado objetivo do trabalho era processar e julgar feitos envolvendo acusados presos. Durante a força-tarefa, Jordan incluiu na pauta –e julgou– Mandado de Segurança apresentado pelo grupo frigorífico Torlim. O grupo obteve, então, a liberação de bens retidos para pagamento de dívidas tributárias em favor da União.

“Salta aos olhos o especial zelo do magistrado em relação a esse feito específico”, afirmou Joaquim Barbosa, ao lembrar trecho do voto de Eliana Calmon. O presidente do CNJ lembrou ainda a proximidade entre o desembargador e advogados que atuavam na defesa de processos penais envolvendo o frigorífico.

Segundo informa o CNJ, o dono do escritório de advocacia que defende o frigorífico, Sandro Pissini, segundo a denúncia, atuou como assessor do desembargador no TRF entre 1999 e 2001 e os dois são sócios em uma fazenda. Além disso, um dos advogados chegou a ser nomeado como chefe de gabinete do magistrado.

Denis Matos/Capital News/JE

CNJ, processo disciplinar, afastamento de cargo, desembargador, juiz federal

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens