Domingo 16/06/2024 16:56

Parque Tecnológico de Ponta Porã pode qualificar jovens do Paraguai para atender indústrias

Relações Internacionais - Qualificação Profissional

Foto: Assessoria

Durante reunião nesta segunda-feira (23/09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), para tratar do pré-projeto do Parque Tecnológico Internacional (PTIn) de Ponta Porã, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que a iniciativa pode contribuir para formação de mão-de-obra qualificada de nacionalidade paraguaia com aproveitamento por parte de indústrias da região de fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai.

“Podemos usar como exemplo o programa brasileiro Mais Médicos, que tem a atuação de médicos cubanos no Brasil e seguir o mesmo molde para enfrentar a falta de profissionais qualificados na região”, declarou.

Ele acrescentou ainda a questão da construção da linha de transmissão da Hidroelétrica Binacional de Itaipu para Assunção, capital do Paraguai, possibilitando que o tema energia seja promissor no escopo de atuação do PTIn. “Com constantes apagões, o Paraguai não consegue avançar no desejo de industrialização do país, o que cooperou para a criação de programas de segurança energética”, avaliou.

Sérgio Longen ressaltou que neste ano o Paraguai passa a ter uma das maiores expectativas de crescimento do PIB, que varia entre 8% a 11%. “Diante desse mercado potencial, já existem ações para apresentar as oportunidades de negócios oferecidas pelo Paraguai com a finalidade de aumentar a competitividade das indústrias sul-mato-grossenses”, concluiu.

Desafio

O senador Waldemir Moka ressaltou que a implantação do projeto é um desafio para a região, que luta contra o crime organizado. “Sou da fronteira e me comprometi em dedicar políticas públicas para a região. A nossa realidade hoje está marcada pelo contrabando e pelo tráfico de drogas, tomando as oportunidades dos nossos jovens de crescer e desenvolver, por isso a importância de criar essa alternativa, conduzir e gerar chances para que os jovens de desenvolvam”, comentou.

Já o deputado federal Vander Loubet aponta que o grande desafio dos municípios de Mato Grosso do Sul é a qualificação da mão de obra para ocupar as vagas que surgem no mercado de trabalho. “É um embate contra o tráfico e uma preocupação com o desenvolvimento social. O Parque Tecnológico vai mudar o conceito, relação e comportamento das pessoas que moram na região”, analisou.

O diretor-superintendente do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), Juan Carlos Sotuyo, destaca que a iniciativa criada em 2003 e instalada ao lado da Usina Hidrelétrica de Itaipu conta com espaços que possibilitam a promoção do conhecimento de forma integrada para a formação de adolescentes e jovens. “O PTI hoje é um dos motores de desenvolvimento social. Nós oferecemos todo nosso apoio e cooperação para dar continuidade a esse projeto, que será uma ferramenta para impulsionar a inovação, pesquisa e o desenvolvimento científico-tecnológico”, pontuou.

Trabalho em conjunto

Para o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo, o trabalho em conjunto do setor produtivo, poder político e universidades representa a união de esforços e o comprometimento com o desenvolvimento do Estado. “A região da fronteira já faz parte das nossas ações e até o final de 2014 nós estaremos com uma unidade dentro do município para atender a demanda da educação profissional”, afirmou.

O assessor de projetos e capitação de recursos da Prefeitura de Ponta Porã, Roberson Moreira, declarou que a população anseia por soluções para os problemas com a falta de oportunidades para os jovens na região de fronteira e a perspectiva é acentuar as potencialidades do município para oferecer melhoria na qualidade de vida dos moradores. “O conhecimento gera riquezas e a implantação desse projeto vai ajudar a reescrever a história da nossa cidade”, disse, prevendo para 2014 os primeiros avanços no âmbito do Parque Tecnológico.

Também participaram da reunião o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, a reitora da UFMS, Celia Maria Silva Corrêa Oliveira, o diretor da Famasul, Rogério Bereta, a assessora de projetos da UEMS, Vera Lucia Almeida, o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares, entre outros.

Jornal Agora MS/JE

reunião, Edifício Casa da Indústria, pré-projeto, PTIn, presidente da Fiems

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens