Domingo 16/11/2025 18:35

Câmara de Campo Grande é suspeita de contratar empresa de vereador

Corrupção - Campanhas Publicitárias

Foto:Divulgação

A Câmara Municipal de Campo Grande é suspeita de contratar serviços de publicidade junto a uma empresa que seria de propriedade do vereador Elizeu Dionízio (PSL). Reportagem exibida pelo Bom Dia MS nesta segunda-feira (23) mostra notas fiscais eletrônicas emitidas pela Câmara para a empresa Neteser Ltda., entre os meses de junho e julho deste ano, em que constam registros de pagamentos de R$ 3,2 mil. A descrição dos serviços prestados refere-se a duas campanhas publicitárias. O documento mostra que o trabalho foi subcontratado a partir de outra empresa, a Agilitá Propaganda e Marketing.

A editora aparece na declaração de bens do então candidato a vereador na campanha de 2012. Elizeu declarou à Justiça Eleitoral que detém 50% das quotas de capital da empresa. Dionízio disse que há sete meses deixou de ser sócio da editora, mas uma certidão expedida em julho pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul mostra que o vereador é um dos sócios da microempresa, aberta em 2008. O vereador alegou que detém outro documento, no qual comprova a venda da editora. "Foi uma empresa que fundei, fiz a venda no começo do ano. Não tenho mais vínculo com essa empresa. Quando tomei conhecimento de que ela estaria prestando serviço para outra empresa que presta serviço para a Câmara, pedi para que a presidência tomasse as todas as providências necessárias", afirmou.

No endereço da empresa que consta das notas fiscais emitidas para a Câmara, há outra empresa instalada. A secretária do síndico confirmou que a editora Neteser já funcionou no local. Já no outro endereço registrado na Junta Comercial, o imóvel está fechado. Vizinhos dizem que no local funcionou apenas o comitê de campanha do vereador.

O presidente da Câmara de Vereadores, Mário César, nega que a Casa de Leis tenha beneficiado Dionízio. "Não é verdade, porque a Câmara não contrata nenhum serviço de parlamentar nenhum, nem nesse episódio, nem em episódio algum. Tem uma licitação feita em 2011, e nossos pagamentos são todos feitos via agência de propaganda e publicidade. Quem contrata os veículos, seja televisão, jornal, outdoor ou site, para veicular nossas campanhas é a agência", explica Mário César.

A Lei Orgânica Municipal, baseada na Constituição Federal, determina que os vereadores não podem firmar ou manter contratos com órgãos públicos, nem serem proprietários ou diretores de empresas que têm contrato com órgãos públicos, a partir da data da posse.

O advogado Kleber Miyasato, especialista em direito público, observa que casos de sublocação de serviços para órgãos públicos só são permitidos quando previstos em contrato, e mesmo assim, não permitem a terceirização envolvendo empresas de vereadores. "Em regra geral, não seria possível essa subcontratação, pois feriria até a ética e moral do processo licitatório", comenta.

Procurado para falar sobre o assunto, o proprietário da empresa Agilitá Propaganda e Marketing informou, por telefone, que não gravaria entrevista e disse que devolveu o dinheiro à Câmara, quando soube da suposta irregularidade.

G1-MS/RMC

Campanhas Publicitárias, Registros de Pagamentos, Lei Orgânica Municipal

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens