Terça-Feira 02/09/2025 15:59

Cientistas a um passo de uma vacina universal contra a gripe

Mundo - Saúde - Ciência e Tecnologia

Imagem:Divulgação

Cientistas dizem estar perto de desenvolver uma vacina universal contra a gripe, o que poderia reduzir o risco da ocorrência de pandemias globais que matam entre 250 mil e 500 mil pessoas anualmente.

As atuais vacinas induzem o sistema imune a produzir anticorpos que atacam as estruturas da superfície do vírus. Mas elas geralmente precisam ser reformuladas a cada ano, à medida que eles evoluem. Publicado na “Nature Medicine”, o novo experimento, diferentemente, conseguiu atacar o núcleo do vírus, que é o mesmo para diferentes tipos de gripe e que é praticamente imutável ao longo do tempo.

— Os resultados de quatro estudos nos dão um diagrama para projetar e desenvolver a vacina universal — afirmou ao GLOBO o coordenador do estudo, Ajit Lalvani, do Instituto Nacional de Coração e Pulmão, do Imperial College London. — Novos tipos de gripe estão emergindo constantemente e alguns são mortais. O Santo Graal é criar uma vacina universal eficaz contra todos os tipos de gripe.

O pesquisadores da universidade usaram como referência a pandemia de 2009 da gripe suína para estudar por que algumas pessoas parecem resistir ao vírus. Eles pediram amostras de sangue de 342 estudantes e funcionários da instituição e acompanharam os sintomas deles pelas duas temporadas seguintes de gripe.

Anticorpos x células T

Os anticorpos fazem parte da defesa interna no organismo e atacam a estrutura da superfície do vírus. Esta estrutura, entretanto, passa por frequentes mutações, ao passo que no período de uma década já mudou radicalmente. Neste ponto, o anticorpo não é nem mais capaz de identificar o vírus. A defesa interna do corpo também conta com as chamadas células T, que reconhecem e matam os componentes do núcleo do vírus. Este, ao contrário, não se modificam com a mesma rapidez.

No experimento, os cientistas notaram que os voluntários que não contraíam a doença ou apresentavam apenas sintomas leves tinham mais células T do subgrupo CD8. A vacina, portanto, estimularia o corpo a produzir mais destas células para aumentar a defesa do organismo.

— Até agora as proteínas do núcleo do vírus, que são o alvo das células T, mudaram muito pouco ao longo do tempo, então esta abordagem seria mais efetiva a longo prazo do que o ataque às proteínas da superfície — disse Lalvani.

Modelos experimentais já sugeriam que as células T poderiam proteger contra os sintomas da gripe, mas esta ideia não tinha sido testada em humanos durante uma pandemia.

Um dos voluntários, Michael Edwards, contou, num vídeo da universidade, que não teve sintomas da gripe suína, mas descobriu que, em 2009, tinha sido infectado pela doença. “Fiquei surpreso, porque não senti nada”, afirmou. No exame de sangue, ele tinha grande concentração de células T. Ao contrário de outra voluntária, Cecília Johansson, que sofreu com sintomas — como febre, dores no corpo e de garganta — e cujas células T estavam em concentrações menores.

De acordo com o pesquisador, há formas diferentes de se produzir células T. Uma possibilidade mais eficaz, segundo ele, seria usar um vírus enfraquecido ou modificado geneticamente junto com as células T.

— Agora já sabemos que as células T podem proteger o organismo contra o vírus, conhecemos alguns subtipos das células associados a esta proteção e também sabemos o seu alvo, ou seja, conhecemos precisamente quais peptídeos ou componentes do núcleo são alvo destas células T — explica Lalvani, que estima um prazo de cinco anos para ter o imunizante disponível a um valor “não muito alto”. — Tal vacina, se funcionar, poderia reduzir os sintomas e a transmissão de infecções da gripe e também seria capaz de proteger populações contra tipos pandêmicos futuros, alguns deles, bastante mortais.

Testes clínicos ainda necessários

Os próximos passos da pesquisa serão a produção da vacina e a realização de testes clínicos (em humanos) para avaliar a segurança e a eficiência do produto.

— Esta é uma busca antiga, e até agora nada realmente efetivo tinha sido feito. Esta nova abordagem é muito interessante. Se for possível de fato fazer uma vacina universal, não precisaríamos ficar revacinando os indivíduos. Isto é uma grande dificuldade — avaliou o infectologista do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias, do Hospital Universitário da UFRJ, Alberto Chebabo.

— A maior expectativa seria exatamente com relação ao combate de vírus mais agressivos e mutantes, como a gripe suína e aviária. Seria uma excelente arma se pudéssemos fabricar rapidamente uma arma contra um vírus novo — acrescentou.

oglobo/LL

núcleo do vírus, que são o alvo das células T, proteger contra os sintomas da gripe

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens