Domingo 31/08/2025 06:18

Em MS, terceiro dia de greve dos Correios tem adesão de 15 cidades

Ações Coletivas - Paralisação dos Trabalhadores

Imagem: Tatiane Queiroz

A greve dos funcionários dos Correios e Telégrafos de Mato Grosso do Sul chega ao terceiro dia com a participação de trabalhadores de 15 cidades do estado a partir desta sexta-feira (20). Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares (Sintect), Alexandre Takashi, os municípios de Glória de Dourados e Deodápolis anunciaram, na quinta (19), que também irão paralisar as atividades a partir desta sexta.

Conforme Takashi, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) informou que ainda não foi marcada a data para o dissídio da categoria, que deve ser julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

O secretário-geral do Sintect disse ao G1 que em Campo Grande 70% dos trabalhadores já aderiram a greve. E entre as cidades de MS onde os funcionários dos Correios estão sem trabalhar, a maior adesão é em Dourados com 90% da categoria parada.

Alexandre Takashi ainda explicou que em Dourados todas as agências foram fechadas, paralisando completamente os serviços. Porém, em razão do período de contingência a empresa teve de alocar dois funcionários que não participam do ato para fazer o atendimento no município.

Na capital sul-mato-grossense, o protesto dos grevistas continua sendo em frente à uma agência dos Correios, na rua Barão do Rio Branco esquina com a avenida Ernesto Geisel,  região central da cidade.

Reivindicações
Segundo o Sintect, a principal reivindicação da categoria é o reajuste de 7,13% de acordo com a inflação, além do aumento real de 15% e a incorporação de R$ 200 aos salários. Os carteiros também pedem ajustamento da carga horária, com entregas somente no período da manhã.

A paralisação dos trabalhadores segue por tempo indeterminado e, de acordo com o presidente do Sintect, mais trabalhadores e outras cidades podem engrossar a greve até o fim do dia.

Outro lado
Por meio da assessoria, os Correios afirmaram, na quinta, que o efetivo de funcionários que estão trabalhando em Mato Grosso do Sul atinge 91,61% ou 1.551 empregados.

Mesmo assim, o efetivo presente hoje em todo o País permaneceu estável: 92,95% dos empregados (116.244) estão trabalhando normalmente. Índice aproximado ao de Mato Grosso do Sul, onde 91,61% dos empregados (1.551) continuam trabalhando. O número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença. Segundo o órgão, a rede de atendimento está aberta em todo Brasil e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o Banco Postal, estão disponíveis, exceto a postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais com paralisação deflagrada.

Ainda conforme os Correios, para garantir a entrega de cartas e encomendas e o atendimento em toda rede de agências, a empresa continua aplicando medidas do seu Plano de Continuidade de Negócios. “Entre as ações estão realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana e deslocamento de empregados entre as unidades”.

G1/LL

entrega de cartas e encomendas, atendimento em toda rede de agências

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens