Terça-Feira 02/09/2025 10:45

Elétricas voltam a apanhar na bolsa com possível regulação

Mundo - Brasil - Negócios - Mercado de Ações

“Setor teve um ano acidentado desde setembro de 2012 e mais barulho não ajudaria”, afirma BTG em relatório

Os papéis das elétricas estiveram entre as maiores quedas do Ibovespa nesta manhã, após informações sobre a renovação das concessões de distribuição – que poderia sair diferente do esperado pelas empresas e por investidores. A informação, se confirmada pelo governo, pode ter sérias implicações para alguns distribuidores, segundo relatório do BTG Pactual assinado por Antonio Junqueira e João Pimentel.

Na noite de ontem, reportagem do jornal O Estado de São Paulo afirmou que o governo estaria preparando uma nova medida para reduzir os preços da energia elétrica, através, das concessões de distribuição. De acordo com a reportagem, as 42 distribuidoras de energia cuja concessão termina entre 2015 e 2017 devem ter duas alternativas: empresas que possuem concessões que vão fazer 50 anos entre 2015 e 2017 teriam os contratos encerrados e novos termos seriam celebrados por meio de licitação. As concessões mais recentes, que farão 20 anos, teriam a possibilidade de renovação, com regras distintas das atuais. A reportagem cita distribuidoras vinculadas às companhias estaduais Cemig, Copel, Celesc e Celg e concessionárias controladas pela Eletrobrás.

Em relatório, o BTG apresenta dois cenários para Cemig, Copel e Celesc: o primeiro pressupõe que a empresa teria que demitir todos os seus funcionários e o segundo, que os funcionários seriam transferidos para o novo concessionário. A Cemig perderia nos dois cenários (cerca de 4 reais e 2 reais por ação) e, para a Copel, o primeiro cenário seria um pouco negativo e o segundo poderia elevar o valor da ação em até 7 reais, de acordo com o relatório.

Quem ganha

Alguns operadores poderiam se beneficiar da novidade, caso ela seja confirmada. O BTG cita Equatorial, CPFL, Neoenergia “e outras”, mas faz a ressalva de que há algumas questões que ainda precisariam ser respondidas, quanto a quem seria o responsável pelo passivo das concessões e em quais termos eles poderiam operar os ativos.

De acordo com o BTG, a notícia preocupa mais por causa da volatilidade que pode criar para alguns nomes no curto/médio prazo. “O setor teve um ano acidentado desde setembro de 2012 e mais barulho não ajudaria”, afirma o relatório. Opinião parecida com a de Ricardo Correa, da Ativa Corretora, para quem a notícia deveria repercutir negativamente sobre o setor, “em especial pelos recentes atos do governo que deterioram o sentimento dos investidores quanto às empresas”, conforme afirmou em comentário diário.

Às 11:18 horas, o papel da Cemig (CMIG4) caía 2,20% (valendo 18,23 reais), seguido por Eletrobras (ELET6) , com queda de 2,04%; Energias BR (ENBR3) , com queda de 1,88% e Light (LIGT3), com queda de 1,64% - as quatro maiores quedas do Ibovespa depois da OGX (OGXP3) (- 2,50%) enquanto a queda do Ibovespa era de 0,13%.

 

 

Portal Exame

Negócios, Mercado de Ações, Elétricas, Voltam, Apanhar, Bolsa de Valores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens