Quinta-Feira 04/09/2025 09:42

Quais são as regras das férias coletivas?

Brasil - Trabalho - Regras para Férias

Foto: economia.terra.com.br

Faltando cerca de três meses para as festas de Natal e Ano Novo, é muito comum algumas empresas concederem férias coletivas aos empregados durante alguns dias.

A prática também é muito utilizada quando o negócio não vai muito bem ou a produção precisa de uma pausa. O que muita gente não sabe é que existem regras específicas para a concessão de férias coletivas.

Em primeiro lugar, assim como as férias regulares do quadro de funcionários, as férias coletivas devem estar no planejamento da empresa.

O empregador é quem define se elas acontecerão ou não e a decisão não pode ser tomada de última hora, como explica a advogada trabalhista IOB Folhamatic EBS, uma empresa do Grupo Sage, Milena Sanches: “A regra geral é que o comunicado de férias coletivas seja feito oficialmente ao Ministério do Trabalho e ao sindicato da classe com, no mínimo, 15 dias de antecedência. Contudo, é importante ficar atento porque cada sindicato possui um prazo diferente”.

Segundo a especialista, o ideal, tanto para a empresa, quanto para os empregados, é que as férias, independente de serem coletivas ou não, sejam planejadas com antecedência.

“Por lei, todo empregado tem direito a 30 dias de férias a cada 12 meses. Lembrando que somente em casos excepcionais as férias poderão ser concedidas em dois períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a dez dias corridos.

As férias coletivas estas podem ser gozadas em dois períodos anuais, desde que nenhum deles seja inferior a dez dias corridos”, informa Milena recomendando planejar o calendário de férias coletivas de acordo com as férias individuais.

Se o empresário pensa em conceder férias coletivas, é necessário que ele disponha de uma reserva de caixa, visto que deverá pagar a todos os empregados a remuneração devida, na data da concessão, acrescida de 1/3 de férias, conforme especifica a Constituição Federal.

Em hipótese alguma o trabalhador pode rejeitar as férias coletivas, uma vez que o período de descanso é escolha do empregador.

“Mas é importante ressaltar que as férias coletivas só valem quando é para toda empresa ou para todo um departamento. Não é permitido concedê-las aleatoriamente a alguns trabalhadores. Vale observar ainda que os menores de 18 anos e os maiores de 50 têm direito de optar por tirar 30 dias de uma só vez”.

Caso o empregador não tenha pago, de forma antecipada, a saída desses empregados, não tenha avisado o Ministério do Trabalho e ao sindicato de classe, nem os empregados, as férias coletivasserão consideradas nulas.

Incorporativa/JE

festas de Natal, empresas, férias coletivas, empregados, prática utilizada

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens