Quinta-Feira 04/09/2025 09:42

Novo Código Comercial simplificará vida do empresário e trará segurança jurídica, diz deputado

Brasil - Ação Legislativa - Câmara dos Deputados

Imagem: revistadireito.com

A criação de um novo Código Comercial vai simplificar a vida do empresário brasileiro e dará mais segurança jurídica para os negócios, segundo o deputado federal (PT/SP) e autor do Projeto de lei 1572/11, de reforma do código, Vicente Cândido. O assunto foi debatido no Seminário da Comissão Especial do Código Comercial da Câmara dos Deputados, realizou na sexta-feira(13), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Durante toda esta sexta-feira, o encontro reúne especialistas para avaliar a proposta e discuti-la com a comissão especial de juristas formada pela Câmara dos Deputados para desenvolver o anteprojeto de lei. O atual código tem mais de 160 anos e parte dele foi substituída por disposições do Novo Código Civil, em vigor desde 2003. O anteprojeto deverá ser apresentado até novembro.

"A federação é a favor das atualizações nas normas e os debates são positivos. Precisamos ter uma visão pragmática para garantir a democracia e uma economia forte", diz o vice-presidente da FecomercioSP, Manuel Henrique Farias Ramos. 

No período desta manhã, os debates abordaram a necessidade da criação de um novo Código Comercial e a função social da empresa e dos contratos sociais. 

Para o coordenador da Comissão de Juristas, Fábio Ulhoa Coelho, desde o estabelecimento do Código Civil em 2003, muitos acreditam que a atualização não é necessária. "Porém, o projeto melhora a competitividade e cria mecanismos modernos para superar os atrasos da nossa legislação", comentou.

A visão, no entanto, não é consensual. De acordo com o livre-docente em Direito Comercial e professor associado do Departamento de Direito Comercial da Universidade de São Paulo, Erasmo Valladão França, o Projeto não é necessário. "A ideia de tentar sistematizar tudo em um código é ultrapassada e amanhã estará datada pela velocidade do Direto Comercial. Os empresários são dinâmicos e com a nova norma estaríamos aprisionando os juízes", explicou. Outra crítica foi quanto a um artigo que estabelece a possibilidade do Ministério Público de interferir em contratos das empresas. 

O promotor de Justiça de Falências designado na Procuradoria de Justiça Cível, Alberto Camiña, defendeu a atuação do órgão no novo código: "É um exagero essa visão de que a atuação do Ministério Público vai causar insegurança jurídica e interferir com contratos. Só haverá atuação em caso de contratos que firam o direito de terceiros, de maneira similar a como age o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)". 

Já o professor titular aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Arnoldo Wald, considerou positivo o debate sobre a nova norma, defendendo a chegada a um consenso. "Temos de ultrapassar os dilemas e tentar criar um Direito Comercial livre e que permita investimentos com segurança jurídica. Esse esforço merece ser feito. Pode ser que precise de aprimoramentos, porém, é válido para que o novo Código Comercial seja flexível e coerente", concluiu.

O evento segue nesta tarde abordando temas como a responsabilidade dos sócios e desconsideração da personalidade jurídica e micro e pequenas empresas.

O seminário promovido pela FecomercioSP conta com a parceria da Câmara dos Deputados, a Comissão Especial do Código Comercial, o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Associação Comercial de São Paulo, o Sebrae-SP, a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegários (ABTRA), a OAB-SP, a Escola Superior do Ministério Público, a Escola Paulista de Magistratura, a Faculdade de Direito Mackenzie, a Fundação Getúlio Vargas, a Pontifícia Universidade Católica  (PUC-SP), as Faculdades Integradas Rio Branco, as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), a Fundação Educacional Dr. Raul Bauab (Fjaú), a Uninove e o jornal Valor Econômico.

fecomercio/LL

câmara, deputados, comissão, especial, associação, comercial, parceria

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens