Domingo 08/06/2025 16:50

Fundação de Cultura adquire novas obras para Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim

Cultura - Acervo Novo

Foto: Juciene Arruda

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta ao público nesta segunda-feira (16), a partir das 8 horas, novas obras adquiridas que já estarão disponíveis no acervo.

Dentre as obras literárias que serão disponibilizadas há diversos autores de renome nacional e internacional e livros que vão desde best-sellers como as trilogias Cinquenta Tons de Cinza, da escritora britânica E. L. James e Millennium, do escritor sueco Stieg Larsson, verdadeiros fenômenos de venda; as séries Capitão Alatriste, do escritor espanhol Pérez-Reverte e Graal, do francês Christian de Montella a clássicos da literatura como Ana Kariênina do russo Liev Tolstói.

O acervo conta também com o reforço de autores pouco conhecidos como o russo Nikolai Leskov e sua tragédia shakesperieana; o egípcio Alaa Ala Aswany que faz um tratado sociológico da sociedade local em O Edifício Yacubian, o mundo fechado pelo comunismo do escritor albanês Ismail Kadaré e os horrores da guerra com a ocupação nazista em Varsóvia retratados em A Bela Senhora Seidenman do polonês Andrzej Szczypiorski.

Há também autores laureados com o prêmio Nobel de Literatura como o turco Ohran Pamuk, o sul-africano J. M. Coetzee, o português José Saramago e o peruano Mário Vargas Llosa. Escritores como o cubano Guillermo Cabrera Infante em seu último e póstumo romance A Ninfa Inconstante, o argentino Julio Cortázar e seu inédito Papéis Inesperados, o premiado escritor espanhol Enrique Villa-Matas, o poeta grego Konstantinos Kaváfis e os italianos Umberto Eco e seu Cemitério de Praga e Antonio Tabucchi com O tempo envelhece depressa.

A literatura brasileira está bem representada com o romance Mongólia, de Bernardo Carvalho, Elefante, do poeta Francisco Alvim; toda poesia de Paulo Leminski, um dos livros mais vendidos do ano, os jornalistas Paulo Markun e a reconstituição histórica de Cabeza de Vaca e Ruy Castro com O Leitor Apaixonado, além da Geração 90, com vários contistas como Marçal Aquino, Marcelo Mirisola, Cíntia Moscovich, Fernando Bonassi e Cadão Volpato.

Há também os clássicos infanto-juvenis que marcaram diversas gerações como o Pequeno Príncipe de Saint-Exupèry, O Barba-Azul de Charles Perrault e Ziraldo com os 25 anos do Menino Maluquinho e novos como Jostein Gaarder, Anne Herbauts e Cornélia Funke com a trilogia Coração de Tinta, além O Poeta Aprendiz de Vinícius de Moraes, ilustrada por Adriana Calcanhoto.

É importante que as bibliotecas públicas estejam sempre adquirindo novas obras para integrar ao seu acervo, possibilitando a renovação e dessa forma permitindo que seus leitores possam desfrutar do que há de mais recente e atualizado na literatura.

“Manter o acervo de biblioteca pública atualizado e atraente não é tarefa fácil, pois demanda uma diversidade ampla devido ao seu público heterogêneo. A disponibilização de incentivo anual para compra de livros minimiza essa situação, favorecendo nossos usuários,” observa Juciene da Rocha Arruda, coordenadora da biblioteca.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30. No local estão disponíveis à sociedade cerca de 42 mil títulos para empréstimo e/ou consulta.

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual é necessário um comprovante de residência, uma foto 3x4, um documento de identidade. Mais informações nos telefones: 3316-9161 e  (67) 3316-9177.

Karina Lima/Notícias MS/JE

Biblioteca Pública Estadual, obras adquiridas, acervo, obras literárias, autores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens