Segunda-Feira 01/09/2025 21:50

O vale das oportunidades perdidas

Brasil - Economia - Ressacas Econômicas

Imagem:Divulgação

Vou começar o texto com um questionamento: Como nascem as ressacas econômicas? O leitor poderá me responder afirmando que elas se originam das bolhas da economia [[bb]]  ou, quem sabe, do abuso dos movimentos especulativos. Mas, para resumir, eu mesmo responderia afirmando que elas nascem das oportunidades perdidas. A oportunidade perdida de conter na raiz um tsunami financeiro (Lehman Brothers); a oportunidade jogada no lixo de impor maior rigor na segregação de atividades de bancos de investimentos e bancos comerciais (o contexto da crise de 2008) e por aí vai.

São exemplos atuais, mas ainda assim não ilustram o tema central. Então, para ajudar, vamos encaixar no texto uma breve historinha do velho oeste. As oportunidades desperdiçadas no tempo e nos fatos são como o “cavalo encilhado” embaixo da janela. Ele está ali, a disposição para ser montado, o mocinho sabe que cair em cima dele é a melhor alternativa, sabe que ele é o passaporte para melhores e mais interessantes aventuras, que a consequência principal de não montá-lo e dar no pé será a de passar o resto da vida sendo explorado e colhendo batatas de sol a sol.

Mas ele prefere esquecer essa lógica contundente, se enche de medo diante dos transtornos e do trabalho que abandonar a sua pacata e previsível vida trará e decide abrir mão do cavalo, que instantes depois passa galopando na sua frente, dessa vez montado por um cavaleiro mais audacioso e destemido.

Mas o que isso tem haver com ressacas econômicas e oportunidade perdidas? Eu chego lá.

O investidor e especialista do mercado de commodities,Jim Rogers, afirma categoricamente que a festa em cima da extração e venda de riquezas naturais de países como o Brasil está longe de acabar.

Alívio? A curto e médio prazo e diante das circunstancias pode ate ser, mas o que dizer sobre o longo prazo? Sobre o futuro?

Desta vez, peço desculpas ao leitor por me esquivar propositadamente das possíveis respostas e retóricas e, na intenção de plantar uma interrogação gigante e saudável na cabeça de cada um, destaco abaixo mais alguns incômodos questionamentos, todos eles rodando na cabeça do cowboy observando o “cavalo encilhado”:

Até quando vamos nos acomodar ancorando a nossa força econômica na extração e vendas de riquezas naturais?
Até quando os ambientes acadêmicos viverão distanciados da realidade dos mercados [[bb]]  e de suas urgências funcionais?
Quando de fato o investimento em educação se transformará de retórica para fato consumado e concreto?
Quando virá a tão esperada reforma tributária?
Quando abordaremos de frente os problemas previdenciários brasileiros?
Quando teremos uma classe empresarial coesa e engajada, que repudie a ideia de simplesmente manter investimentos e contribuições socioambientais e que passe a atuar exigindo a correta aplicação da bilionária arrecadação fiscal, juntamente com a desburocratização para a livre criação de inciativas empresariais?
Quando de fato poderemos contar com relevantes incentivos ao desenvolvimento tecnológico e à pesquisa científica?
Quando ocorrerá a reforma da legislação trabalhista, potencializando o crescimento do emprego formal, juntamente com a desoneração para os empreendedores?
A nossa ressaca econômica nunca virá? Contamos com proteção divina?

Os nossos colegas de agremiação “Brics” estão montando os seus “cavalos encilhados”. Nossos concorrentes do dito primeiro mundo estão aos trancos e barrancos purgando os seus problemas. A fila anda e as oportunidades [[bb]]  passam. O que faremos?

De duas uma: ou montamos nos cavalos ou veremos a mesma banda passar, recorrentemente, tocando a mesma música, com os mesmos músicos, no mesmo vale das batatas.

dinheirama/LL

dinheirama, proteção, trabalhista, legislação, arrecadação, científica, previdenciários

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens