Quinta-Feira 06/11/2025 18:19

Produtores rurais do Mato Grosso do Sul diversificam atividades e melhoram renda

Estado - Agricultura - Iniciativas Agrícolas

Foto: Cenário MT

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul estão buscando novas alternativas, a partir do plantio do eucalipto, como forma de diversificar a renda e proteger o meio-ambiente, a partir do projeto Campo Futuro.

Esse programa é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil  (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Dendrus Projetos Florestais e Ambientais. 

O objetivo básico do projeto Campo Futuro é levantar os custos de produção de diversas culturas, entre elas o eucalipto, capacitando o agricultor na melhoria da gestão de sua propriedade, com ganhos de produtividade. Informando-o, ainda, sobre procedimentos adequados para o plantio da cultura, custos operacionais e gastos com insumos.

Pecuária ainda prevalece

Em um painel realizado com produtores de Campo Grande e cidades vizinhas foi observado que a propriedade rural típica da região possui 500 hectares, sendo que a principal atividade ainda é a pecuária. No entanto, segundo o estudo, tem crescido de forma organizada o plantio de floresta com eucaliptos.  Esse tipo de atividade ocupa 40 hectares e representa 8% de toda a propriedade rural.

Os primeiros resultados do projeto mostram que a madeira, comercializada em pé, tem custo de R$ 50,00 o metro cúbico, ficando os gastos com a colheita sob a responsabilidade do comprador.  

Nas localidades  fora do Eixo Campo Grande –Três Lagoas,   onde se instalaram fábricas de celulose, a madeira tem sido destinada preferencialmente para a produção de energia e carvão vegetal.

Custos operacionais

O Projeto Campo Futuro identificou  que as operações para a implantação das florestas de eucalipto, no caso do Mato Grosso do Sul, são terceirizadas pelo produtor. O custo operacional efetivo chega R$ 7.813,36 por hectare. E, deste total, 47% representam gastos do primeiro ano de implantação da floresta, incluindo o preparo do solo, plantio e aplicação de insumos.

Os gastos com insumos são elevados, conforme detalha o documento. No período de plantio essas despesas chegam a 39,9% do total.

O que é justificado pelo elevado  investimento na coleta e análise das propriedades físico-químicas do solo. O produtor enfrenta ainda gastos adicionais com licenciamento ambiental, juros de financiamento do empreendimento e energia elétrica, dentre outros, representando 31,90% das despesas.

O agricultor interessado no plantio de florestas no Mato Grosso do Sul tem à disposição recursos financeiros provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, até o limite de 80% do valor do projeto, tendo o produtor que arcar com os 20% restantes como capital de giro.

Acesse a íntegra do Boletim Campo Futuro - Silvicultura:
http://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/campofut_silv_01.pdf

Cenário MT/JE

produtores rurais, novas alternativas, plantio do eucalipto, diversificação de renda

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens