Quinta-Feira 06/11/2025 00:23

Em ranking da Folha, UEMS permanece como a universidade estadual melhor colocada do Centro-Oeste

Estado - Educação - Ranking de Universidades

Foto: benoliveira.com

Esta semana a Folha de São Paulo publicou a nova edição de seu ranking de universidades brasileiras e, mais uma vez, a UEMS permanece como a  universidade estadual melhor ranqueada na região Centro-Oeste. O melhor desempenho se deu no campo da pesquisa, em que a UEMS figura entre as 100 melhores instituições de todo o Brasil.

O resultado chama a atenção pelo fato de a UEMS ter aberto seu primeiro programa de mestrado em 2009. Hoje, apenas quatro anos depois, a Universidade conta com nove mestrados e um doutorado, além de pelo menos outros dois programas que podem ser aprovados ainda neste ano. Em Mato Grosso do Sul, UFMS, UFGD e UEMS compõem a tríade das universidades com melhor colocação no ranking.

 O reitor Fábio Edir destaca que esse tipo de ranking não serve para diminuir ou enaltecer universidades, mas para promover reflexões sobre a realidade de cada uma, mostrando as áreas que precisam melhorar e outras que têm alcançado sucesso. “Estamos cientes do trabalho que realizamos e da qualidade de profissionais que formamos. Comemoramos nossas vitórias e estamos trabalhando para melhorar o que ainda pode ser melhorado”, disse. 

Cursos destacados

A classificação dos cursos de graduação pelo Ranking da Folha leva em consideração duas notas, relacionadas à avaliação do ensino e avaliação de mercado. Neste último nível de avaliação os cursos da UEMS alcançaram o melhor desempenho. O curso de Direito, por exemplo, está em 25º lugar em nível nacional, a melhor posição entre os demais cursos de Direito oferecidos em MS. Além deste, o curso de Administração ficou em 44º, Agronomia em 55º, Ciência da Computação em 33º e Química em 62º.  

Metodologia

Para criar o RUF, a Folha definiu uma metodologia inédita, baseada em rankings internacionais, como o ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), e adaptada ao contexto brasileiro.

Foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades - instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do MEC.

Já os indicadores de reputação no mercado de trabalho e de qualidade de ensino foram desenvolvidos a partir de entrevistas feitas pelo Datafolha com pesquisadores e com executivos de Recursos Humanos.

Foram consultados 597 pesquisadores com grande produção científica, de acordo com o CNPq, a maior agência de fomento à ciência do País. Também foram ouvidos 1.212 responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de empresas, escolas e outras instituições que contratam profissionais nos 20 cursos que mais formam no País, como administração e direito.

Brasiluza Neves/Notícias MS/JE

Folha de São Paulo, nova edição, ranking das universidades, UEMS, Centro-Oeste

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens