Terça-Feira 02/09/2025 03:06

Planos de saúde suspensos podem incluir novos beneficiários, diz Justiça

Brasil - Ações Judiciais - Atendimento Médico

Foto:Divulgação

Um decisão da Justiça Federal no Rio de Janeiro determina à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a liberação da inclusão de novos beneficários em contratos já existentes de planos de saúde que haviam sido suspensos pela agência por descumprir prazos para atendimento médico, realização de exames e internações, e negativas indevidas de cobertura.

É a terceira decisão judicial contrária à suspensão dos planos de saúde pela ANS, ocorrida em 20 de agosto.

A nova decisão possibilita a inclusão de novos beneficiários em planos de saúde coletivo das operadoras filiadas à Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, que entrou com a ação. Com isso, a decisão beneficia a Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (Assefaz), a Fundação de Seguridade Social (GEAP), e a Fundação Saúde Itaú.

Por outro lado, a juíza entende que a suspensão da venda em função do alto número de reclamações sobre os planos é uma atribuição da ANS. A legislação em vigor "permite à ANS determinar a suspensão temporária da comercialização de plano ou produto caso identifique qualquer irregularidade contratual, econômico-financeira ou assistencial", escreve a juíza Andréa Cunha Esmeraldo, da da 4ª Vara Federal.

A ANS disse que vai recorrer da decisão e diz que "lamenta a judicialização do tema por parte de entidades representantes das operadoras de planos de saúde. A judicialização está na contramão do que espera o consumidor brasileiro".

A agência quer manter o monitoramento forma como é realizado. "O monitoramento e seus resultados, como a suspensão da comercialização de planos de saúde que não atendam devidamente a legislação e os contratos firmados, são essenciais na regulação do setor e na proteção aos consumidores. Qualquer exceção, nesse sentido, precariza o processo", diz a nota.

Pelos cálculos da ANS, esta é a terceira decisão judicial desde que as suspensões de 246 planos, adminstrados por 26 operadoras foram anunciadas.

Diferente das decisões anteriores, a decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro entendeu que "cai por terra a alegação de que não poderiam ser consideradas para fins de avaliação as reclamações ainda não analisadas ou pendentes de diligências, porquanto tais servem apenas de parâmetro para justificar a adoção de medida de natureza cautelar, e não propriamente a aplicação de penalidade, ao contrário do que tenta fazer crer a autora. Nesse passo, não se vislumbra a alegada violação ao princípio da ampla defesa".

A decisão vê ainda que "os critérios utilizados para a avaliação estão descritos de forma suficientemente clara e fundamentada do ponto de vista técnico. Não caberia, pois, em sede de antecipação da tutela, substituir a análise técnica, própria da agência reguladora".

Decisões anteriores

No dia 3 de setembro, a ANS liberou a venda de todos os planos de saúde suspensos por conta de uma liminar do Tribunal Regional Federal de São Paulo, em favor da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), determinando o fim da suspensão da venda de planos das operadoras associadas à entidade.

Antes disso, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) atendeu parcialmente ao pedido da Federação Nacional da Saúde Suplementar (FenaSaúde) e determinou à ANS que reveja os critérios de avaliação dos planos de saúde e de contabilização de reclamações dos usuários antes de anunciar a suspensão das vendas.

Pela decisão inicial, a ANS não deveria considerar em seus cálculos as reclamações que não foram objeto de análise; as que tenham sido objeto de análise pela necessidade de realização de diligências; e as que tenham sido objeto de análise pela não obrigatoriedade de cobertura até o julgamento definitivo do agravo de instrumento.

G1/RMC

Atendimento Médico, Consumidor Brasileiro, Monitoramento, Judicialização

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens