Clima no Brasil deve ser favorável para início do plantio da safra 2013/14
Brasil - Agricultura - Condições Favoráveis
Foto: midianews.com.br
O início do plantio da nova safra brasileira de verão deverá contar com condições climáticas favoráveis. Segundo meteorologistas, o fenômeno chamado de Neutralidade Climática, provocado por uma ligeira variação de temperatura das águas do oceano Pacífico, deve continuar.
Assim, a quantidade de chuvas deve ficar dentro da média, porém, o que pode causar alguma preocupação é a irregularidade em sua distribuição.
Os meteorologistas alertam, potanto, que o início dos trabalhos de campo podem registrar um período alternando algumas regiões com chuva em excesso e outros com a falta dela.
Dessa forma, a orientação é para que, no caso da soja, por exemplo, os produtores diversifiquem o uso de suas cultivares e utilizem o método de escalonamento na hora da semeadura.
"Este ano o clima deverá ser bem mais favorável do que no ano passado. A chuva virá na hora certa, sem atrasos. Em todas as áreas do país, a temporada de chuva será melhor até mesmo no Nordeste", disse Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.
Região Sul e Sudeste- Para a região Sul, as precipitações deverão ficar acima da média no Rio Grande do Sul e dentro do esperado para Santa Catarina e Paraná, de acordo com Gustavo Verardo, meteorologista da Somar Meteorologia.
A partir do dia 20 de setembro, uma massa de ar polar deve chegar à região, porém, não será um frio tão intenso quanto o que foi registrado há alguns meses.
"Haverá também uma frequência maior de dias úmidos em setembro, com pancadas de chuvas", disse Verardo. Em outubro, ainda segundo o meteorologista, as precipitações no Paraná, divisa com o Mato Grosso do Sul, devem ficar acima da média.
A região sul, como explicou Mozar Salvador, meteorologista do InMet, deverá contar com uma variação mais significativa entre chuvas mais e menos intensas, e poderá registrar ainda uma concentração em Santa Catarina.
Para o sudeste, o InMet indica uma intensidade menor de chuvas, com exceção do litoral da região.
Região Centro-Oeste
Para este mês, segundo a Somar, já há a formação de áreas de instabilidade, com acumulados de chuvas no Mato Grosso do Sul.
Porém, o padrão de precipitações também deverá ficar dentro da média. Há, porém, a previsão de chuvas abaixo da média para setembro no norte do Mato Grosso.
Já de acordo com informações do InMet, setembro é um período de transição entre a seca e o período chuvoso na região, o que varia muito de ano a ano. Principalmente Goiás e Mato Grosso devem contar com pontos isolados de chuvas mais volumosas.
Em outubro, a previsão é de que as chuvas fiquem abaixo da média de uma forma geral na região, com um déficit maior no leste do Mato Grosso e norte de Goiás, na divisa com o Tocantins.
Região Nordeste e MATOPIBA - Para a região Nordeste, segundo os meteorologistas, o regime de chuvas também virá dentro da normalidade. Agora em setembro, as precipitações até poderiam indicar alguma redução e a região do semi-árido poderia, segundo o InMet, registrar chuvas mais em novembro e janeiro.
"Ainda não será aquela temporada cheia de chuva na região, mas nada comparável ao ano passado - onde foi registrada a pior seca dos últimos cinquenta anos", disse o meteorologista da Climatempo.
Já na região conhecida como MATOPIBA, setembro é o período de transição e algumas chuvas já deverão ser registradas, ainda de acordo com o INMet, a partir de outubro no Piauí e oeste da Bahia. Para a região, em linhas gerais, as precipitações deverão ficar dentro da média.
A orientação de Mozar Salvador, do InMet, é de que o produtor não se antecipe na hora do plantio e que aguarde por um período realmente chuvoso. "É importante esperar uma sequência maior de dias e volume de chuvas para aguardar a recuperação dos níveis de umidade do solo adequados".
Salvador afirma ainda que para os próximos 15 dias a previsão é de um volume menor de chuvas e em áreas isoladas, principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. "Nesses estados o período de transição exige mais cuidado", afirmou.
Para Alexandre Nascimento, da Climatempo, outro período que pode exigir mais atenção dos produtores é ao longo de março, com o prolongamento das chuvas podendo comprometer os trabalhos de colheita no Sudeste e no Centro-Oeste.
Famasul/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito