Terça-Feira 02/09/2025 03:01

Brasil vai pagar mais por algodão externo

Brasil - Agricultura - Mercado Internacional

Foto:Divulgação

Apesar de o Brasil ter aumentado sua produção de algodão em 35% no último ano-safra e ter a perspectiva de aumentar o volume colhido com a ampliação de área plantada esperada para a próxima safra, o País deve continuar dependente de importação da pluma para abastecer a indústria têxtil nacional por um longo prazo. "Uma parte das importações [de algodão] tem uma qualidade que o Brasil ainda não produz. Então, a autossuficiência talvez seja difícil num prazo curto", afirmou o brasileiro José Sette, que presidirá por três anos a Comissão Internacional de Consultoria de Algodão (Icac, na sigla em inglês), em entrevista ao DCI.

Ainda assim, ele acredita que "existe espaço para o Brasil crescer. A produção brasileira é muito dinâmica e eficiente. Temos uma produtividade muito alta em termos de comparação com outros países".

A perspectiva de que o Brasil continue dependente dessa commodity se mantém mesmo em um cenário de valorização cambial e de altos preços do algodão no mercado internacional.

Na Bolsa de Nova Iorque (NYBOT), os contratos futuros da pluma para outubro estão cotados a R$ 0,83 libra-peso, alta de 10,6% com relação às cotações de um ano atrás.

Algodão caro

Os altos preços do algodão, porém, não são uma movimentação marcada pela alta demanda. Pelo contrário, o consumo mundial de algodão tem caído com o aumento da competitividade das fibras sintéticas.

O que tem garantido as cotações nas alturas é a política chinesa de acumulação de estoques para proteger os agricultores locais. Desde 2011, a China vem comprando pluma no mercado internacional praticamente apenas para fazer reserva de mercado e viabilizar seus cotonicultores. Até o fim de agosto, o país acumulava 9,4 milhões de toneladas de algodão em seus estoques, o suficiente para garantir o consumo de todo o mundo por cerca de nove meses. Esses estoques foram compostos basicamente por meio de importações. Das 4,2 milhões de toneladas que a China importou no último ano-safra, 3,2 milhões de toneladas foram para as reservas.

Segundo Sette, 2013 já é o terceiro ano em que a produção supera a demanda mundial de algodão, efeito da política chinesa de acumulação de estoques.

"Isso eleva o preço do algodão na China e no mercado internacional. O algodão fica acima dos concorrentes e perde espaço. Enquanto essa política da China perdurar, é difícil prever que o algodão volte a ter a competitividade que precisa ter", explicou o futuro dirigente do órgão técnico, que esteve no Brasil na semana passada para participar do 9º Congresso Brasileiro do Algodão.

Esse cenário de preços altos cria mais um obstáculo à tentativa do setor de recuperar ao menos parte do mercado que vem perdendo nas últimas décadas para as fibras sintéticas.

Essa recuperação, afirmou Sette, será uma de suas prioridades na liderança do Icac pelos próximos três anos. Segundo o brasileiro, a aposta terá que ser na preferência dos consumidores de varejo pelo algodão, em detrimento das fibras sintéticas. "As pessoas gostam de algodão, da textura, como suas roupas respiram. A demanda é sustentada pela preferência do consumidor, não da indústria. Temos que atuar nessa ponte do consumidor", defendeu Sette.

Mudança chinesa

O futuro presidente do Icac acredita que a política chinesa de acúmulo de estoques de algodão tem prazo para acabar. "Eles já estão dando sinais de que estão repensando [essa política], com outras maneiras de apoiar os produtores locais e com menos impacto no mercado." Para ele, o aumento dos estoques chineses "é insustentável no longo prazo", já que a própria China vem perdendo indústria de fios para outros países.

Sette ressaltou, porém, que a possível mudança não significa que Pequim abrirá mão de incentivar aos produtores da fibra. "O governo chinês parece determinado em manter algum apoio. Vamos ver qual será a forma que vão encontrar e qual sera o impacto disso sobre o mundo", observou o brasileiro.

Sistema Famasul/RMC

Produção de Algodão, Ampliação da Área Plantada, Valorizalção Ambiental

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens