Domingo 16/06/2024 13:03

Veículos vão auxiliar ações de combate à violência contra a mulher nos organismos municipais

Logística e Transportes - Implantação e Humanização

Imagem:Rachid Waqued

Fortalecendo cada vez mais as ações previstas no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres o governador André Puccinelli entregou nesta segunda-feira (9) trinta veículos de duas e quatro rodas para Organismos Municipais de Políticas para as mulheres de 22 municípios de Mato Grosso do Sul.  
No total quase R$ 1,8 milhão vindo da parceria do governo do Estado com o governo federal foi destinado à aquisição dos veículos e capacitação de gestoras nos municípios. O recurso ainda foi empregado na compra de mobiliários e equipamentos que em breve serão entregues aos executivos municipais.

Uma forma de fortalecer as ações no interior do Estado segundo a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Tai Loschi. “Implantando as ações do Pacto vamos poder atuar de acordo com a realidade de cada município e desenvolver com mais eficácia este trabalho em cada uma destas localidades.

Os organismos municipais serão dotados de estrutura física necessária. É compromisso do governo do Estado com o enfrentamento da violência. No município é onde tudo acontece e com estes veículos cada secretaria ganha peso e importância excepcional”. Tai ainda lembrou que a ação incentiva uma política que respeita as mulheres sul-mato-grossenses.

Essa estruturação da rede de enfrentamento a violência doméstica vai proporcionar mais agilidade ao atendimento das vítimas. “Desde que nós criamos a Subsecretaria da Mulher tem havido uma parceria bastante estreita e dinâmica com o governo federal. Muitos recursos da esfera federal têm vindo para Mato Grosso do Sul, para que, com a contrapartida estadual, seja possível à implantação de mais políticas públicas para a mulher. Os veículos dizem isso”, ressaltou o governador.

Implantar instrumentos paralelos estaduais e municipais propicia melhor atenção ao combate da violência contra a mulher, segundo Puccinelli. “Mato Grosso do Sul tem dinamizado nas cidades políticas para que também se planejem programas e ações em cada município”, informou o governador.

Exemplo

Mato Grosso do Sul é considerado exemplo de gestão pública na aplicação do Pacto Nacional direcionado para as mulheres, segundo a secretária-adjunta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Rosângela Rigo. “Este Pacto Nacional discute e fortalece as secretarias nos estados e municípios. Vários estados já aderiram às ações do Pacto que através dos convênios estão fortalecendo os organismos e ampliando a rede de atendimento a mulher que sofre qualquer tipo de violência”, ponderou Rosângela.  

As ações vinculadas desenvolvidas nos Estados em parceria com os municípios incrementam a rede de combate à violência. “Queremos fortalecer os serviços especializados e dar melhores condições para que as políticas de enfrentamento cheguem a todas as cidades do Brasil. Com estes carros as equipes conseguirão chegar a todos os cantos para que a mulher tenha atendimento cada vez melhor e mais humanizado”, descreveu a secretária-adjunta.
Os veículos garantirão mais rapidez ao acesso das mulheres aos serviços públicos – delegacias, centros de referência, juizados e varas especializadas, promotorias, defensorias públicas, entre outros.
Confirmando o compromisso de combater a violência a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, delegada Lúcia Falcão, elencou alguns avanços que já são notórios. “O combate à violência contra a mulher tem reforçado esta prática e introduzido novas regras. O Conselho tem o desfio de orientar a elaboração de projetos de interesse da mulher, apoiar as ações e a estruturação e fortalecimento de toda esta rede implantada pelo governo do Estado, proporcionado assim mais cidadania as mulheres de Mato Grosso do Sul”, disse a presidente.
Receberam os veículos os Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres dos municípios de


Números de MS
Mato Grosso do Sul atualmente é o 6º maior Estado no número de denúncias contra a mulher. Cerca de 70 mulheres diariamente procuram as delegacias de polícia para serem atendidas, aconselhadas, auxiliadas e prestar algum tidpo de denuncia contra seu agressor. Os dados confirmados pela delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Rosely Molina, apontam ainda que mais de 4 mil Boletins de Ocorrências foram registrados de janeiro até o início de setembro de 2013. “Ao primeiro sinal de violência a mulher pode procurar uma delegacia.

Já chegamos a atender 112 mulheres em apenas um dia. O Estado tem oferecido mais aparato na tentativa de solucionar o conflito e colocado o atendimento mais próximo, com isso mais rápido se atende a mulher que sofre violência. Percebemos mudança na mentalidade das mulheres que tem perdido o medo e se encorajado”, declarou a delegada.


De acordo com Molina o disque denúncia 180 recebe cerca de 50 ligações diariamente com registro de violência contra a mulher. São 300 procedimentos encaminhados mensalmente para o Poder Judiciário e outros 20 autores de violência doméstica presos todo mês. “podemos dizer que toda a rede de enfrentamento de violência contra a mulher está funcionando no Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou a titular da Deam.

Luciana Bomfim/noticias/ms/LL

humanizado, mulheres, serviços, públicos, proporcionado, cidadania

Compartilhar faz bem!

Eventos

Não há eventos no momento.

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas
Videos

Não há videos no momento.

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens