Brasil terá sala com nome do país na sede da OMC
Brasil - Relações Internacionais - Organizações Multilaterais
Foto:Divulgação
A nova etapa da Organização Mundial do Comércio (OMC) marca também a reinauguração da Sala Brasil na sede da entidade. Apenas alguns países têm uma sala com seu nome. A sala é mobiliada com réplicas dos móveis originais, da década de 1950, e os custos foram arcados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 1957, a Sala Brasil foi organizada pela CNI e outras entidades empresariais, mas ficou desativada nos últimos anos.
No período de 1919 a 1975, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) ocupou o edifício Centro William Rappard, atual sede da OMC. Para o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, a Sala Brasil representa a presença do país na história das organizações multilaterais de Genebra — como membro fundador da OIT, em 1919, como signatário original do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT, na sigla em inglês, lançado em 1947), e como membro fundador da OMC, em 1995.
Para a diplomacia, a existência da Sala Brasil na OMC é uma demonstração da importância do país nas negociações multilaterais e da relevância na economia mundial. Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a economia brasileira, classificando-a como promissora.
Azevêdo disse, em várias ocasiões, que sua vitória representa o crescimento da participação da América Latina no comércio internacional e nas negociações multilaterais. Ele acrescentou que sua preocupação está na “paralisia” da OMC. Ele se referiu indiretamente à estagnação da Rodada Doha.
“[A América Latina] é uma região cada vez mais influente no comércio mundial, que é uma região cada vez mais ativa nas negociações, e acredito que [a nomeação] é uma consequência natural desta crescente participação no comércio e nas negociações”, disse ele. “Não se trata do que o sistema [multilateral de comércio] tem dado à América Latina, mas sim o que a América Latina tem dado ao sistema”, explicou Azevêdo.
Para o novo diretor-geral, é urgente o esforço para avançar na OMC. “A única maneira de olhar o futuro será sentar à mesa, juntos, com o objetivo de encontrar soluções e avançar”, destacou o embaixador brasileiro, referindo-se à Rodada Doha - cujas negociações começaram no início dos anos 2000. O objetivo das negociações é construir um amplo acordo de liberalização do comércio, mas elas não apresentam resultado há cerca de dez anos.
EBC/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito