Quinta-Feira 10/07/2025 22:29

Senai de Sidrolândia faz desfile para encerrar cursos de vestuário e costura

Cursos Técnicos - Modalidade Técnica

Imagem:fiems.com.br

Na passarela, a modelo veste uma linda saia prateada, que faria bonito em qualquer balada, combinando com blusa azul cheia de detalhes prateados nos punhos e colarinho. Esse e demais looks foram elaborados pelos 12 alunos dos cursos de costureiro industrial, modalidade aprendizagem industrial, e vestuário, na modalidade técnica, oferecidos pela Agência de Formação Profissional do Senai em Sidrolândia no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

As peças chamaram a atenção das 250 pessoas que compareceram ao auditório da Câmara de Vereadores de Sidrolândia ontem à noite (06/09) para prestigiar o desfile de encerramento dos dois cursos do Senai. Trata-se do 1º desfile de moda sustentável da turma, que provocou o público presente ao local a adivinhar quais os materiais utilizados nas produções, além de ser um exercício e tanto de criatividade para os alunos.

Latas de refrigerantes, CDs quebrados, papel, chapa de raios-x, tecidos e o eterno fuxico do tempo da vovó, para citar alguns, fizeram sucesso na passarela. "Impressionante. As minhas expectativas foram todas superadas, cada detalhe foi pensado com muito cuidado e carinho e o que vimos foi um evento no qual a família se fez presente e ficou orgulhosa dos filhos, netos, sobrinhos. Realmente foi um ótimo evento todo voltado para a temática", declarou a supervisora de educação e tecnologia da FatecSenai Campo Grande, Alessandra Ricartes Pereira.

A supervisora pedagógica da Agência de Formação Profissional do Senai em Sidrolâdia, Maria Christiane Carriel, disse que a ideia do desfile surgiu para mostrar ao público o trabalho desenvolvido pelos alunos. "Todos se envolveram na proposta, pensaram nas peças e trouxeram ideias muito interessantes", disse. Para se chegar ao resultado foram dias de trabalho do grupo de alunos e de dedicação também da instrutora Hanna Viana, que lançou o desafio e acreditou no potencial do grupo.

"A ideia surgiu a partir de uma pergunta sobre sustentabilidade e resolvemos pensar no desfile com o tema sustentabilidade e criatividade. A ideia evoluiu, os alunos se envolveram e o resultado foram essas peças apresentadas no desfile de formatura, que ficaram ótimas. Realmente eles nos surpreenderam", ressaltou Hanna Viana, informando que, no fim do desfile, a plateia levou para casa sementes da flor "boca-de-leão" como lembrança.

"Estilistas"

Lata, retalho, fuxico, chapa de raios-x e espuma foram os materiais usados pela aluna Franciele Oumester, 19 anos, do curso de costureiro industrial. "O desfile foi uma proposta muito interessante. Nós ficamos empolgados, pois vimos uma oportunidade de exercitarmos a criatividade", disse.  Aliás, oportunidade é palavra que se repete no vocabulário de Franciele, que encerrou o curso no Senai e já pretende começar outro. "Quero fazer o curso de edificações, conhecer tudo o que posso e aproveitar as oportunidades que surgirem", garantiu.

Já Gabriela Kobayahe, 17 anos, aluna do curso técnico em vestuário, está certa de que quer seguir no mundo das passarelas. "O curso foi ótimo e agora estou focada na faculdade de moda, já com a experiência de desfile", disse a formanda, que usou como matéria-prima peças de caixinhas de leite e para os acessórios lançou mão da chapa de raios-x. Laius Souza Rios, 18 anos, aluna do curso técnica em vestuário, também levou sua criação para o desfile. "Usei muito papel, caixas de leite e tecido ecologicamente correto para as peças. Os acessórios foram feitos com disco rígido. Foi um belo exercício de criatividade", disse.

Se os alunos foram provocados a criar, o público se ocupou de tentar descobrir o material das peças. Os vestidos de fuxico chamaram a atenção de Maria Aparecida Rocha, 84 anos. "Ficou muito lindo, muito bonito mesmo. Quanta ideia boa. Gostei muito de ter vindo", contou, ela que é neta de uma das alunas. "O que eu acabei de ver foi a juventude inserida na moda, criando peças a partir do reaproveitamento de materiais que iriam para o descarte, muitas vezes inadequado. A proposta foi realmente muito feliz", disse a agricultora familiar Rosa Marques de Oliveira, 57 anos. 

Também receberam os certificados de conclusão dos cursos de costura industrial e vestuário as alunas Mariana Losano de Brites, Valdirene Sol Clementino, Lidiele dos Santos, Paula Andressa S. Campos, Adriele Aparecida Carmona Drews, Aline Cristina Alves dos Santos, Bruna Batista Coimbra e Mayara Oumester.

fiems/LL

oportunidade, exercitarmos, criatividade, oportunidade, reaproveitamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens