Quinta-Feira 16/10/2025 08:07

Reunião do Condel comemora regulamentação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Estado - Incentivo - Projetos de Investimentos

 Imagem:Denilson Secreta

A 3ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco), que aconteceu na manhã de hoje (6), em Campo Grande, além de discutir a pauta do encontro, comemorou a regulamentação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), que aconteceu no último dia 14.  

O FDCO foi criado com a finalidade de assegurar recursos para a implantação de projetos de desenvolvimento e investimentos em infraestrutura, ações e serviços públicos considerados prioritários.

De acordo com o titular da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, o FDCO veio para consolidar a Sudeco como política de desenvolvimento regional nos quatro estados, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. “Tínhamos um sonho há dois anos que era retomar a Sudeco, agora temos outro, implantar um fábrica de trilhos, pois com o FDCO teremos muita atenção com as ferrovias, fundamentais para o transporte de grãos”, explanou Dourado.

Para o ministro da Integração, Fernando Bezerra, que também participou do encontro, com o Fundo, o Centro-Oeste passa a contar com dois eixos. “O FDCO vai focar em grandes projetos, de grande repercussão regional e nacional na economia, ele vem para viabilizar projetos estruturantes. Já o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) ficará para a questão local”, explicou.

Proposições

Durante o evento também foram apreciadas três proposições: a de número 8, que propôs o estabelecimento de diretrizes e prioridades a serem observadas na formulação da proposta de programação e na aplicação dos recursos do FCO, no exercício de 2014; a de número 9, que requereu o estabelecimento de critérios para a seleção dos projetos de investimentos e as prioridades para a aplicação dos recursos do FCO, em 2014; e a proposição nº 10, que propôs estabelecimento de critérios para a exigência de contrapartida dos estados e municípios no que se refere aos projetos de investimento apoiados pelo FDCO.

Segundo a proposta 8, na formulação da proposta de programação e na aplicação dos recursos do FCO no exercício de 2014, deverão ser observadas as seguintes prioridades: projetos de apoio à agricultura familiar; projetos com alto grau de geração de emprego e renda e/ou da economia solidária que contribuam para a dinamização do mercado local e a redução das desigualdades; projetos voltados para a preservação e a recuperação do meio ambiente, em especial, para reflorestamento/recomposição de matas ciliares e recuperação de áreas degradadas; projetos que utilizam tecnologias inovadoras e/ou contribuam para a geração e difusão de novas tecnologias nos setores empresarial e agropecuário, inclusive projetos agropecuários de produção integrada; projetos do setor de turismo, especialmente para implantação, expansão e modernização de empreendimentos turísticos nas cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e áreas de influência e projetos que contribuam para a redução das desigualdades regionais, nos espaços considerados prioritários segundo a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Já a proposição 9 determina que para a seleção e a aprovação de projetos de investimentos com recursos do FDCO em 2014, deverão ser consideradas prioridades setoriais e espaciais. Nas setoriais enquadram-se os setores tradicionais com projetos voltados para preservação ambiental, cadeia produtiva, indústria de transformação, agropecuária, pesca; setor de infraestrutura, como transporte, armazenagem, abastecimento, telecomunicações e portos secos; setor de serviços, onde se enquadra o turismo; setor de ciência, tecnologia e inovação, onde entram os projetos que utilizam tecnologias inovadoras e/ou contribuam para a geração de difusão de novas tecnologias.

Nas prioridades espaciais estão os projetos que contribuem para a redução das desigualdades regionais, nos seguintes espaços, considerados prioritários segundo a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR): municípios da Faixa de Fronteira; da Mesorregião de Águas Emendadas; da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), exceto os municípios localizados no Estado de Minas Gerais, que não são beneficiários do FDCO; e os integrantes das microrregiões classificadas pela Tipologia da PNDR como de renda estagnada ou dinâmica.

Na última proposta, que trata dos critérios para a exigência de contrapartida dos estados e municípios no que se refere aos projetos apoiados pelo FDCO, serão considerados os programas e as ações que tenham como foco a atração e a promoção de investimentos, através de estímulos fiscais e financeiros ao setor privado, com vistas a viabilizar o aproveitamento e a concretização de oportunidades e atratividades de investimento em suas respectivas áreas geopolíticas. E ainda não serão exigidas contrapartidas de aporte de recursos dos estados e/ou municípios para o enquadramento e aprovação dos projetos apoiados pelo Fundo.

De acordo com Marcelo Dourado, para 2013 o FDCO dispõe de um orçamento de R$ 1,4 bilhões.

Avaliação

Segundo o governador André Puccinelli o encontro teve um saldo muito positivo. “Ainda temos que modificar alguns detalhes de pequenas proposições, mas nesse encontro foi possível pedir a inclusão do financiamento de bovinos (matrizes), florestas e pequenas centrais hidrelétricas. Relembramos também a reunião que tivemos com o ministro da Fazenda e reforçamos o pedido de que dos 500 milhões [de reais] do 1,5 bilhão do FCO que estão estagnados sejam destinados ao setor empresarial e que sejam destinados mais recursos para o meio rural”, concluiu.

Durante o evento o ministro Bezerra e o superintendente Dourado receberam o título de cidadão sul-mato-grossense.

O encontro teve a presença de secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Schaefer; do vice-governador do Mato Grosso, Francisco Tarquínio Daltro; vice-governador de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior;  do vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli; do titular da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes da Costa; do titular da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Antônio Mazurek; do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do DF e Entorno (FETADFE), Lucindo Alves dos Santos; dos deputados federais Akira Otsubo, Vander Loubet e Antônio Carlos Biffi; do deputado estadual Paulo Correa; do titular da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa e outras autoridades.

Raquel Pereira/noticias/ms/LL

desigualdades, copa/do/mundo/de/futebol, aprovação de projetos, FDCO, PNDR

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens