Índices de criminalidade têm redução devido aos investimentos na segurança pública de MS
Estado - Segurança Pública - Segurança Pública
Imagem: Edemir Rodrigues
Os investimentos na segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul têm apresentado reflexo na redução dos índices de criminalidade. Como resultado, a segurança pública de MS tem exibido indicadores consideráveis no Mapa da Violência. “Nos últimos cinco anos a filosofia de Polícia Comunitária estabeleceu importante elo com a comunidade e juntos, polícia e cidadãos, somando forças e irmanados às outras instituições da segurança pública, estamos verdadeiramente fazendo do nosso Estado um dos mais seguros para se viver”, elencou o comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos durante comemoração dos 178 anos de criação da Polícia Militar na sexta-feira (6).
Os números apontam Campo Grande como a sexta Capital menos violenta do País, além de trazer Mato Grosso do Sul como o quinto Estado menos violento. “Neste levantamento também foram constatados que nos últimos dez anos o nosso Estado e a nossa Capital tiveram a segunda maior redução no índice de criminalidade, perdendo apenas para o Estado de SP e a Capital daquele Estado”, descreveu o comandante da PM.
Ainda de acordo com a publicação MS é considerado o terceiro Estado mais seguro da Federação. Na Capital os índices de números absolutos mostram que Campo Grande é a segunda cidade mais segura para se viver e está em 2º lugar no quesito de casos solucionados.
Somente estes dados já seriam por si só extremamente positivos, mas se tornam ainda melhores quando consideradas as especificidades da PMMS segundo o coronel Carlos Alberto David dos Santos. “Fazemos fronteira seca com dois países e com cinco Estados da Federação e nos tornamos, por nossa posição geográfica, um corredor de passagem que liga o Sul e o Sudeste ao Norte do Brasil. Portanto nossa segurança está fortemente atrelada e sofre influência da política nacional de proteção das fronteiras e das políticas dos Estados vizinhos. Ainda assim, com tantos fatores interferindo no resultado do nosso trabalho, conseguimos avanços na eficiência da nossa política de segurança pública”, explicou o coronel.
Avanços
Os avanços obtidos pela Polícia Militar ultrapassaram as ruas e hoje estão presentes em toda a corporação. Nos últimos cinco anos a Polícia Militar incluiu em suas fileiras 1.413 novos policiais militares, qualificou e aperfeiçoou outros 4.617 agentes. Promoveu neste período 267 oficiais e 1.632 praças. “Com empenho do governador aprovamos a nova lei de distribuição de efetivo que nos possibilitou criarmos novas estruturas com capacidade para absorver uma demanda cada vez maior da sociedade”, pontuou o coronel David.
Novos Policiais
Somente este ano foi autorizado pelo governo do Estado concurso público para inclusão de 527 novos soldados e 23 novos oficiais da Polícia Militar, contabilizou o coronel David. “Sem falar nos concursos internos para formação de cabos, formação e aperfeiçoamento de sargentos, formação de oficiais auxiliares, aperfeiçoamento de oficiais intermediários e oficiais superiores. Naturalmente sabemos que profissionais motivados produzem mais e trabalham melhor. Podemos perceber a satisfação do nosso efetivo a partir da análise dos resultados operacionais”.
Os números de apreensões também são significativos. “Nunca se apreendeu tanto entorpecente, contrabando de cigarros, descaminhos de produtos vindos dos países vizinhos como nos últimos cinco anos. Neste período foram quase 200 toneladas de drogas e quase 900 mil pacotes de cigarros retirados de circulação. Ainda realizamos no Estado mais de cinco mil operações de combate à marginalidade.
Graças à intensificação do policiamento ostensivo e das inúmeras abordagens a pessoas e veículos conseguimos interceptar e evitar crimes, protegendo a coletividade”, disse o comandante da PM.
Somente na Capital a PM apreendeu 1.152 armas nos últimos cinco anos. Por descumprirem as leis vigentes, 18.487 pessoas foram encaminhadas às Delegacias de Polícia, destas, 8.956 foram presas em flagrante. As apreensões de veículos irregulares em Campo Grande chegaram a 26.505 e 132.143 pessoas foram notificadas por infração ao código de trânsito.
Luciana Bomfim/noticias/ms/LL
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão