Quinta-Feira 16/10/2025 10:42

Índices de criminalidade têm redução devido aos investimentos na segurança pública de MS

Estado - Segurança Pública - Segurança Pública

Imagem: Edemir Rodrigues

Os investimentos na segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul têm apresentado reflexo na redução dos índices de criminalidade. Como resultado, a segurança pública de MS tem exibido indicadores consideráveis no Mapa da Violência. “Nos últimos cinco anos a filosofia de Polícia Comunitária estabeleceu importante elo com a comunidade e juntos, polícia e cidadãos, somando forças e irmanados às outras instituições da segurança pública, estamos verdadeiramente fazendo do nosso Estado um dos mais seguros para se viver”, elencou o comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos durante comemoração dos 178 anos de criação da Polícia Militar na sexta-feira (6).


Os números apontam Campo Grande como a sexta Capital menos violenta do País, além de trazer Mato Grosso do Sul como o quinto Estado menos violento. “Neste levantamento também foram constatados que nos últimos dez anos o nosso Estado e a nossa Capital tiveram a segunda maior redução no índice de criminalidade, perdendo apenas para o Estado de SP e a Capital daquele Estado”, descreveu o comandante da PM.

Ainda de acordo com a publicação MS é considerado o terceiro Estado mais seguro da Federação. Na Capital os índices de números absolutos mostram que Campo Grande é a segunda cidade mais segura para se viver e está em 2º lugar no quesito de casos solucionados.


Somente estes dados já seriam por si só extremamente positivos, mas se tornam ainda melhores quando consideradas as especificidades da PMMS segundo o coronel Carlos Alberto David dos Santos. “Fazemos fronteira seca com dois países e com cinco Estados da Federação e nos tornamos, por nossa posição geográfica, um corredor de passagem que liga o Sul e o Sudeste ao Norte do Brasil. Portanto nossa segurança está fortemente atrelada e sofre influência da política nacional de proteção das fronteiras e das políticas dos Estados vizinhos. Ainda assim, com tantos fatores interferindo no resultado do nosso trabalho, conseguimos avanços na eficiência da nossa política de segurança pública”, explicou o coronel.


Avanços
Os avanços obtidos pela Polícia Militar ultrapassaram as ruas e hoje estão presentes em toda a corporação. Nos últimos cinco anos a Polícia Militar incluiu em suas fileiras 1.413 novos policiais militares, qualificou e aperfeiçoou outros 4.617 agentes. Promoveu neste período 267 oficiais e 1.632 praças. “Com empenho do governador aprovamos a nova lei de distribuição de efetivo que nos possibilitou criarmos novas estruturas com capacidade para absorver uma demanda cada vez maior da sociedade”, pontuou o coronel David.

Novos Policiais
Somente este ano foi autorizado pelo governo do Estado concurso público para inclusão de 527 novos soldados e 23 novos oficiais da Polícia Militar, contabilizou o coronel David. “Sem falar nos concursos internos para formação de cabos, formação e aperfeiçoamento de sargentos, formação de oficiais auxiliares, aperfeiçoamento de oficiais intermediários e oficiais superiores. Naturalmente sabemos que profissionais motivados produzem mais e trabalham melhor. Podemos perceber a satisfação do nosso efetivo a partir da análise dos resultados operacionais”.


Os números de apreensões também são significativos. “Nunca se apreendeu tanto entorpecente, contrabando de cigarros, descaminhos de produtos vindos dos países vizinhos como nos últimos cinco anos. Neste período foram quase 200 toneladas de drogas e quase 900 mil pacotes de cigarros retirados de circulação. Ainda realizamos no Estado mais de cinco mil operações de combate à marginalidade.

Graças à intensificação do policiamento ostensivo e das inúmeras abordagens a pessoas e veículos conseguimos interceptar e evitar crimes, protegendo a coletividade”, disse o comandante da PM.
Somente na Capital a PM apreendeu 1.152 armas nos últimos cinco anos. Por descumprirem as leis vigentes, 18.487 pessoas foram encaminhadas às Delegacias de Polícia, destas, 8.956 foram presas em flagrante. As apreensões de veículos irregulares em Campo Grande chegaram a 26.505 e 132.143 pessoas foram notificadas por infração ao código de trânsito.

Luciana Bomfim/noticias/ms/LL

delegacias, polícia, notificadas, apreensões, militar, trabalham, aperfeiçoou

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens