Terça-Feira 02/09/2025 10:47

Harvard forma 5% dos CEOs das 500 maiores empresas do planeta. Confira ranking com demais universidades

Mundo - Educação - Colocação no Ranking

Foto:Divulgação

Quem sonha em se tornar CEO de uma das maiores companhias do mundo pode multiplicar suas chances de êxito frequentando a Universidade Harvard. Estudo divulgado nesta quarta-feira pela publicação britânica Times Higher Education (THE), responsável pelo mais prestigiado ranking internacional de universidades, revela que Harvard é a instituição de ensino que formou mais presidentes executivos no seleto grupo das quinhentas maiores empresas do planeta (a escolha das companhias, por sua vez, obedece lista da revista Fortune, que elenca as corporações segundo sua receita). Confira a relação das dez primeiras colocadas do ranking.

De acordo com a pesquisa "THE Alma Mater Index: Global Executives", nada menos do que 25 dos CEOs daquelas companhias se formaram em Harvard — é o equivalente a 5% do total dos executivos. Entre eles, figuram nomes como Steve Ballmer (da Microsoft), Michael Corbat (Citigroup), Jeffrey Immelt (General Electric) e Kenneth Chenault (American Express).

O desempenho de Harvard supera os números obtidos pela segunda e terceira colocadas somadas. A Universidade de Tóquio, no Japão, tem treze CEOs entre as quinhentas empresas. A americana Stanford, onze.

Para elaborar o ranking, a THE considerou executivos que cumpriram algum tipo de graduação ou pós-graduação (mestrado, doutorado ou MBA) nas respectivas instituições. "Grande parte desses executivos não realizou o ensino superior em universidades de renome. Eles buscaram instituições de prestígio para complementar sua formação, fazendo um bom MBA ou mestrado", afirma Phil Baty, editor da THE.

Quando as instituições são agrupadas por país, os Estados Unidos figuram, com folga, na primeira posição. Lá estão localizadas 38 das cem universidades mais procuradas. Nas posições seguintes, aparecem China, com quinze instituições, e Japão, com nove. "Os CEOs, em geral, fizeram a graduação em seus países de origem, mas optaram pela pós-graduação ou MBA no exterior", diz Baty.

O Brasil é o único país da América do Sul a figurar na lista da THE, com duas instituições. Na 35ª posição, aparece a Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde estudaram Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras, Murilo Ferreira, diretor-presidente da Vale, e Alfredo Villela Filho, do Grupo Itaúsa.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece na 62ª posição, com dois CEOs. Pela instituição fluminense, passaram Graças Foster e Carlos Brito, presidente da cervejaria Inbev. Em casos como o da presidente da Petrobras, que obteve títulos em mais de uma instituição, todas as universidades receberam créditos.

1ª - Universidade Harvard, Estados Unidos

Entre os CEOs das quinhentas empresas com maior receita no mundo, 25 possuem algum diploma de Harvard. No total, a instituição emitiu 31 diplomas — alguns executivos, portanto, têm mais de um título.

A receita combinada das companhias lideradas por esses executivos ultrapassa 1,5 trilhão de dólares.

2ª - Universidade de Tóquio, Japão

Treze CEOs se formaram na Universidade de Tóquio, na capital japonesa, aos quais foram distribuídos quatorze diplomas. Somadas, as receitas dessas companhias chegam a 755,6 bilhões de dólares.

3ª - Universidade Stanford, Estados Unidos

A Universidade Stanford, no coração do Vale do Silício, na Califórnia, concedeu treze diplomas a onze CEOs. As companhias que eles lideram possuem receita total de 492,5 bilhões de dólares.

4ª - Escola Politécnica, França

Doze CEOs estudaram na Escola Politénica, na França. A soma das receitas dessas organizações chega a 916,7 bilhões de dólares — cifra inferior apenas à apresentada pela primeira colocada na lista, Harvard.

5ª - HEC Paris, França

Em Jouy-en-Josas, região próxima à capital francesa, situa-se a HEC Paris, instituição que franqueou dez diplomas a nove CEOs. Juntos, eles são responsáveis por administrar uma receita de 616,8 bilhões de dólares.

6ª - Escola Nacional de Administração, França

A Escola Nacional de Administração, na França, formou nove dos CEOs. Eles comandam companhias com receita conjunta estimada em 695,2 bilhões de dólares.

7ª - Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos

A Universidade da Pensilvânia concedeu nove diplomas a oito presidentes de empresas, que, juntos, são responsáveis por gerenciar 405,4 bilhões de dólares em receitas.

8ª - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA

O MIT formou sete CEOs que constam da lista da THE, que receberam nove diplomas. Atualmente, esses executivos estão à frente de organizações cujas receitas somam 428,5 bilhões de dólares. 

9ª - Universidade Keio, Japão

A Universidade Keio — uma das instituições privadas mais antigas e prestigiadas do Japão — exportou oito grandes executivos. Eles administram uma cifra de 706,7 bilhões de dólares.

10ª - Universidade Nacional de Seul, Coreia do Sul

Última do top 10, a Universidade Nacional de Seul, na capital sul-coreana, formou oito CEOs. Eles respondem por empresas cujas receitas somadas atingem 473,1 bilhões de dólares.

Veja/RMC

Ranking Internacional, Pós-Graduação, Corporações, Companhias, Formação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens