Sexta-Feira 19/04/2024 20:13

Governo destina quase cem máquinas para prefeituras manterem estradas vicinais

Estado - Investimento Público - Desenvolvimento

O governo do Estado colocou novamente à disposição das prefeituras máquinas e veículos pesados para uso na manutenção e recuperação de estradas vicinais. O governador André Puccinelli, ao lado da vice-governadora Simone Tebet, assinou hoje (1º) com 62 prefeitos os Termos de Cessão de Uso, válido por um ano e que pode ser prorrogado.

O maquinário, pertencente ao parque da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), já foi utilizado pelas prefeituras no ano passado. No fim do ano, quando se encerrava a primeira gestão de André, precisou ser recolhido temporariamente por questões administrativas de patrimônio. Os convênios colocam as máquinas de volta nas mãos dos prefeitos, em um período considerado importante por eles, porque as estradas precisam de recuperação para escoamento agropecuário e transporte escolar.

“Vamos trabalhar juntos. O governo se dispõe a ombrear-se, sem distinção de partidos, para auxiliar os prefeitos e tentar fazer com que as estradas vicinais tenham uma atenção melhor”, afirmou André. Entre os maquinários cedidos estão caminhões do tipo basculante, caçambas e comboio, pás carregadeiras, trator esteira, motoniveladoras, betoneiras, rolo compactador, retroescavadeira e uma camioneta cabine dupla.

De acordo com o secretário de Obras Públicas e de Transportes, Wilson Cabral, são 97 equipamentos, que estão guardados nas 17 unidades regionais da Agesul, e que serão levados pela agência aos municípios. “Temos cerca de 12 mil quilômetros de estradas estaduais, que o governo cuida. As prefeituras são as responsáveis pelas vicinais, mas com essa parceria, o Estado oferece uma ajuda para o trabalho de manutenção”, diz o secretário.

O presidente da Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Jocelito Krug, diz que o maquinário vai ajudar os prefeitos a cuidar das estradas municipais, uma necessidade que aumenta nesse período de chuvas, em que é preciso melhorar o caminho de transporte da produção. “Aumenta muito o trânsito de caminhões pesados, e esses equipamentos dão mais segurança para o trabalho”, avalia. No município de Chapadão do Sul, administrado por ele, uma das localidades que terão intervenção de melhoria é a região da MS-425, ligação da BR-060 com a MS-306. “Ali tem grande movimento para escoamento da produção da usina de álcool”, relata Kruger.

Durante a solenidade de assinatura dos termos de cessão de uso do maquinário, o governador recebeu de alguns prefeitos a proposta para aquisição de máquinas novas com parte dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul). André explicou que os administradores municipais sugeriram que parte dos 25% do Fundo que é repassado pelo Estado às prefeituras seja empregado na compra de máquinas, em uma licitação de grande abrangência, que garanta preços menores.

As propostas, feitas individualmente, foram repassadas pelo governador ao novo presidente da Assomasul para análise e discussão interna na entidade, e poderão ser concretizadas se for essa a vontade da maioria dos prefeitos. “Vamos estudar. O governo quer continuar parceiro, como tem sido, e se coloca à disposição dos municípios”. 

noticias.ms.gov.br

Governo, Prefeitura, André Puccineli, Estradas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens