Terça-Feira 02/09/2025 01:53

COI manifesta preocupação com atraso em obras para Jogos de 2016

Brasil - Obras - Investimentos Públicos

Foto:Divulgação

A menos de três anos da abertura dos Jogos Olímpicos, o Rio ganhou um puxão de orelhas público do Comitê Olímpico Internacional (COI). A cúpula da entidade, que encerrou nesta segunda-feira mais uma visita de inspeção na cidade, manifestou, pela primeira vez, preocupação com atrasos no cronograma do projeto de ampliação do Parque Olímpico de Deodoro; com as obras de expansão do metrô, que só serão concluídas às vésperas do evento; e ainda com a inexistência de um orçamento fechado. Os protestos também estão na lista de preocupações: a entidade recomendou que as autoridades e o Comitê Organizador Rio 2016 se esforcem mais em divulgar de que forma os investimentos públicos na realização do evento acarretarão benefícios para a população, como melhorias no transporte, com a implantação de BRTs.

Sobre os prazos apertados para a execução de alguns projetos, o diretor-geral do COI, Gilbert Felli, chegou a afirmar que a cultura do país é diferente da filosofia da entidade. No caso do metrô, por exemplo, o COI cobrou um plano de contingência para o caso de as obras não terminarem até o início das Olimpíadas, em agosto de 2016. Por isso, nos relatórios internos dos preparativos do Rio, a expansão do sistema permanecerá com status de “vermelho” (indicativo do risco de não terminar a tempo).

Queremos nos planejar o mais cedo possível. Por isso, não podemos perder tempo. As coisas têm que ficar prontas, e será preciso testar, testar e testar. Atrasos ou indefinições em relação ao prazo ou à possibilidade de mudar os locais de competição interferem no planejamento, inclusive da logística e da transmissão dos eventos — disse Felli.

A reclamação principal é sobre Deodoro. As obras estão atrasadas em mais de um ano em relação ao cronograma inicial. Felli lembrou que, de início, seriam realizadas pela União, que transferiu a gestão para o governo do estado. Recentemente, ficou decidido que os trabalhos caberiam à prefeitura, mas nada começou até o momento.

Sobre os protestos, os dirigentes do COI disseram que apoiam manifestações pacíficas por melhores condições de vida. Mas ressaltaram que, em caso de atos durante as Olimpíadas, as competições não podem ser prejudicadas.

O Brasil é um país democrático, em que as pessoas têm liberdade para protestar. Mas de forma ordeira, para que o direito de ir e vir também seja respeitado — disse Felli.

A coordenadora da Comissão de Inspeção, Nawa El Motawakel, também revelou preocupação:

As pessoas vão às ruas para pedir mais saúde e educação. Mas queremos que os Jogos Olímpicos ocorram de forma pacífica, para garantir a segurança dos atletas que virão de todas as partes do mundo.

A preocupação de conquistar a opinião pública já apareceu pela manhã, antes da entrevista. Pela primeira vez, os jornalistas puderam assistir a uma palestra de abertura dos trabalhos. Em sua exposição, Nawal fez um balanço da reunião realizada na véspera e afirmou:

O contexto social e político também avançou de forma substancial. O fato de o COI e o Comitê Rio 2016 terem se concentrado no legado dos Jogos levou a várias decisões e modificou outras que já haviam sido tomadas. Vamos continuar a trabalhar juntos para assegurar que o legado seja o mais forte possível — disse.

Nawal não descreveu as mudanças. Mas, após as manifestações, os governos já anunciaram várias decisões. No complexo esportivo do Maracanã, o Estádio Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare não serão mais demolidos. A prefeitura estuda também se seria possível urbanizar a favela Vila Autódromo, em Jacarepaguá, vizinha ao Parque Olímpico, em lugar de reassentar os moradores num condomínio popular em construção.

O COI também cobrou a manutenção da estrutura da Autoridade Pública Olímpica (APO), para que haja uma entidade para centralizar decisões estratégicas do evento. Há duas semanas, o presidente Márcio Fortes de Almeida pediu demissão. E, até agora, o sucessor não foi indicado. A saída de Fortes ocorreu em meio a uma briga política.

Antes das declarações dos dirigentes do COI, o prefeito Eduardo Paes reafirmou, após participar do encontro, que considera a estrutura da APO completamente dispensável. Alegou que a prefeitura tem um papel central na organização do evento, já que boa parte dos projetos de infraestrutura está a cargo do município.

A estrutura da APO é formada principalmente por técnicos que migraram do Ministério das Cidades por indicação de Fortes, que já comandou a pasta. O problema é que a APO é subordinada ao Ministério do Esporte, controlado pelo PCdoB, e o partido tem interesse de assumir cargos importantes dentro da entidade.

Paes disse ainda que só vai relaxar em relação aos projetos olímpicos após o fim do evento:

Nós vamos ter alertas amarelos e vermelhos até 2016, porque não vamos relaxar. A Copa do Mundo é brincadeirinha. Fazer Olimpíada é muito mais complexo.

O Globo/RMC

Projeto de Ampliação, Jogos Olímpicos, Melhorias no Transporte, Investimentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens